Especial em Casa! Horta em pequenos espaços é possível sim

Pode ser bastante terapêutico sujar as mãos de terra e dedicar-se às plantas. Melhor ainda se deste trabalho surtir ingredientes frescos e orgânicos para serem consumidos por toda a família.

Embora pareça difícil, a realidade é que ter uma horta em casa é relativamente simples. É preciso apenas ter os materiais e saber escolher as sementes certas para cada estação. É também necessário conhecer se a planta gosta de muito ou pouco sol e como deve ser a rega para que cresça forte e bonita.

Entre Sabores fez horta em vasos pra testar e deu certo! Colhemos alfaces de variados tipos, muitos temperos para serem usados nos pratos e até couve! Já vamos pra segunda etapa da hortinha caseira. Compartilhamos aqui dicas valiosas para ajudar vocês a ter a sua também.

Lugar adequado

Para começar certifique-se que o espaço onde vai deixar seus vasos com mudas ou sementes recebem luz do sol por cerca de 4 horas por dia e uma brisa suave.

Escolha do vaso

Os vasos que receberam as mudas devem possuir furos no fundo a fim de essenciais para escoar a água, pois o excesso de umidade pode apodrecer as raízes. O tamanho deles também interfere na escolha dos temperos e hortaliças. Se ele é alto, com aproximadamente 60 cm, pode-se cultivar plantas com raízes profundas.

Em jardineiras, que costumas ter 40 cm de altura, são melhores para as plantas com raízes mais superficiais, como acelga, alface e ervas aromáticas. Também servem para beterraba e rabanete, por exemplo.

Preparo do vaso

Para render bons resultados, o preparo correto do vaso é essencial. No fundo dele coloque argila expandida ou pedaços de telha. em seguida vem o substrato (terra com humus ou vegetal), que deve ficar na altura da muda (se for usar mudas) ou tomando totalmente o vaso (no caso das sementes).

Regas frequentes

Todos os dias ou uma vez a cada dois dias, é preciso regar. O ideal é que o solo esteja sempre levemente úmido por dias depois de realizado o plantio.

O que cultivar

Alface é um dos vegetais mais fáceis de cultivar, só é preciso ficar atento à iluminação. Precisa de muita luz solar para se desenvolver.

Espinafre vai super bem, mas as mudas precisam estar separadas por 30 cm de distância. Prefere solos ricos e úmidos, mas crescem em qualquer tipo. Dispensa os excessos de sol e de calor.

Cenoura pode ser cultivada em vasos de oito a 20 litros, com espaço de três dedos entre cada semente. O plantio no meio do verão até o fim do outono rendem cenouras lindas mais rapidamente.

Tomate cereja precisa de um pouco mais de espaço, mas pode ser o diferencial da sua horta. Quando feito plantio de sementes os frutos ficam prontos para colheita cerca de 90 dias depois.

Temperos fáceis de cultivar e cuidar

Alecrim: perfeito para quem é esquecido, pois a espécie adapta-se facilmente a diferentes temperaturas desde que não sejam muito altas ou baixas. No começo necessita de regas frequente, mas depois de desenvolvida pode ficar até 3 dias sem ser regada.

Manjericão: deve ficar em locais onde a temperatura seja superior a 18°C e com bastante exposição solar, pelo menos 3 horas de luz solar direta.

Tomilho: precisa de poucos cuidados, pouca água precisa de muita água, chega a crescer até entre pedras.

Dica de livro

Para quem quer conhecer ferramentas, aprender a fertilizar a terra, saber como semear e escolher o que plantar de acordo com o espaço disponível e também a luminosidade local, entre outras informações importantes para ter uma horta saudável e produtiva, uma boa dica é adquirir o livro Feito em Casa. Legumes e Verduras, da Publifolha.

Trata-se de um guia prático para começar a produção caseira, ilustrado com dicas detalhadas e receitas com ingredientes disponíveis a cada estação do ano.

Ele é encontrado com facilidade em portais de livrarias e até de lojas de departamentos, sem contar que o valor é bem acessível, por volta de R$ 25.

Tags:, , , , ,

Categorias: Utensílios, livros, etc e tal

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: