É tempo de Experimenta! Comida, saúde e cultura nas 40 unidades do Sesc SP

As 40 unidades do Sesc SP, Campinas entre elas, trazem mais de 300 atividades, voltadas a um público de todas as idades e perfis, durante o mês de outubro na 3ª edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura.

Serão palestras, rodas de conversa, passeios guiados, oficinas, experimentações e feiras de orgânicos que contam com a participação de profissionais de inúmeras especializações, como nutrição, psicologia, gestão ambiental, ecologia, filosofia, sociologia, história e gastronomia, que trarão para o público a reflexão sobre os hábitos de alimentação, questionamentos em torno da relação do indivíduo com a comida, além de estimular escolhas saudáveis e fomentar a agricultura familiar.

São segmentadas em sete eixos temáticos: Comer é cultura; A saúde está na sua mesa; Diversidade no prato: sabores da natureza; Aqui se planta, aqui se come; Se está na época, tem na feira; Cozinhar é preciso; e Conexão comida.

Campinas terá já neste sábado, dia 5, das 12h30 às 15h30, na área de convivência do Sesc um sarau interativo que envolverá a leitura e criação de poemas em tempo real com o Coletivo Poémes Machine. A intervenção com degustação de poemas e de confeitos serão feitos a partir de receitas da poetisa goiana Cora Coralina. No dia 22, será trabalhada a seguinte questão: Você conhece o comer intuitivo? A nutricionista Marle Alvarenga, pós-doutora no Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP/Pennsylvania University (2010), é quem conduzirá a atividade no Jardim do Galpão, às 19h. A entrada é gratuita.

“Uma das características do mundo contemporâneo é a velocidade com que as coisas têm mudado. Em um contexto tão dinâmico, a relação com a comida, com o ato de comer e seus ritos precisam ser cultivados, respeitando-se os valores e hábitos dos diferentes grupos que formam a sociedade”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. “Comportamentos e preferências alimentares muitas vezes alertam para a necessidade de ampliação de políticas públicas promotoras de saúde. Entre as preocupações dos órgãos reguladores de vários países, inclusive do Brasil, estão os transtornos alimentares, as dietas e modismos, o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e, ainda, o relativo desconhecimento sobre a origem e a forma de produção dos alimentos”, completa.

A programação completa pode ser conferida em http://www.sescsp.org.br/experimenta

Serviço

Experimenta! Comida, Saúde e Cultura
De 1º a 31 de outubro de 2019
40 unidades do Sesc
www. sescsp.org.br/experimenta

 

Tags:, ,

Categorias: Prato do dia

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: