Festa das Nações reúne mais de 20 nacionalidades na Estação Cultura

Os dias 31 de agosto e 1º de setembro vai reservar momentos de lazer carregados de cultura de 20 nacionalidades em Campinas. É a Festa das Nações, que ocorre mais uma vez na Estação Cultura, que dá visibilidade à diversidade cultural mundo afora, usando como instrumento a gastronomia, a dança, a música e o artesanato. No sábado, a festa ocorre das 11h às 21h,  e no domingo, das 11h às 17h. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

Os novos participantes em 2019 são Egito, Guiné Bissau, Nigéria e Nações Refugiadas. Além deles, estarão representadas Alemanha, Bélgica, Brasil, Chile, China,  Espanha, Estados Unidos, França, Haiti, Itália, Japão, México, Nações Refugiadas, Países Árabes, Peru, Portugal e Reino Unido.

A culinária típica dos países é, sem dúvida, um dos grandes atrativos da festa e poderão ser apreciadas em doces, pratos e lanches com preços que vão variar de R$ 5 a R$ 25.  O chef Adriano Ramos, por exemplo, é o responsável pela gastronomia dos países do Reino Unido mais uma vez. Na edição de 2018, seu lanche de roastbeef fez sucesso e, por este motivo, ele estará novamente no cardápio junto com a tradicional comida de rua inglesa: fish and Chips.  Lá, os clientes também vão encontrar chope Session IPA da Cervejaria Landel, para harmonizar muito bem com os pratos vendidos ali e de outras barracas também.

A parte cultural também promete, pois conta com programação caprichada com várias apresentações artísticas das nações participantes, como danças, música e artes marciais ao longo dos dois dias.

“É uma festa que une os povos e celebra diferentes culturas. É um evento que também tem o objetivo de reforçar o ótimo relacionamento diplomático de Campinas com outros países, já que a Festa é realizada pela Prefeitura de Campinas em parceria com os consulados”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben.

No ano passado, quando voltou a ser realizado depois de 10 anos sem ocorrer, o evento fez sucesso e reuniu cerca de 15 mil de pessoas, com 16 países representados. Em 2019, a festa cresceu e agora traz mais de 20 nacionalidades. “Estamos muito animados por participar desta festa e pela oportunidade de mostrar um pouco das nações refugiadas, que nesta edição estarão representadas por Cuba e Venezuela. Criamos neste ano uma associação para atender Campinas e região e a Festa das Nações será o primeiro grande evento, onde apresentaremos a cultura e culinária destes dois países”, revela Grace Koon, idealizadora da Associação das Nações Refugiadas e Imigrantes.

Serviço

Festa das Nações
Data e horário 31 de agosto (das 11h às 21h) e 1º de setembro (das 11h às 17h)
Local: Estação Cultura Campinas (Praça Marechal Floriano, s/nº)
Entrada: um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Banco Municipal de Alimentos de Campinas,
Estacionamento gratuito: entrada pela Rua Francisco Teodoro, nº 1.050 – Vila Industrial.

 

 

 

 

Tags:, , ,

Categorias: Prato do dia

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: