Clericot: uma bebida refrescante para o verão

O nome já indica a procedência. Clericot é uma bebida originária da França muito refrescante que traz vinho em sua composição, mas há inúmeras receitas pelo mundo afora. Sim, pelo mundo! Porque ela é super conhecida na Argentina e no Uruguai e há quem diga que o drink foi foi inventado por ingleses que moravam em Punjab, na Índia. No século XIX, era feita com vinho tinto, suco de limão, xerez, brandy e soda. Agora tem versão de tudo quanto é jeito.

Seja lá de onde veio a ideia, a gente sabe que é deliciosa, refrescante e altamente fotogênica. Faz uma figura e tanto na mesa, servida na jarra ou na taça. E neste verão que promete, usando as frutas tropicais, o clericot pode fazer diferença em qualquer ocasião.

Campinas tem alguns lugares onde experimentar. Um deles é Filet e Cia, restaurante super tradicional da cidade, que fica na Emílio Ribas, no Cambuí. Vendido na jarra, ele é perfeito para quem gosta de comer as frutas bêbadas depois, vem muitas!

No Maialini também tem e é, de longe, a versão mais diferente encontrada por Entre Sabores até hoje. O mixologista Ed Carneiro usa uma garrafa para gaseificar na hora a bebida, além de não usar as frutas picadas. Na receita vai rum, licor de casca de laranja, xarope de maracujá feito por ele, suco de limão, vinho branco.  É muito fresco e deixa um gostinho de quero mais.

Já no Bar Pessoa (primeira foto), o drink leva vinho branco, curaçau e frutas picadas, que ganham o acompanhamento de manjericão. Um frescor a mais na taça com essa erva extremamente aromática. (Tem vídeo no IGTV!!!)

E para você que ficou com vontade, Entre Sabores pediu uma ajudinha para a sommelière, Ana Paula Pereira, que forneceu uma receita bacaníssima para você fazer em casa e arrasar nas ocasiões festivas. Faça, fotografe e marque @cpsentresabores no Instagram pra gente ver como ficou!

Clericot da Ana 

Para cada garrafa de vinho, use as seguintes medidas:

* 750ml de vinho branco, tinto ou rosé (seco)
* 400ml de soda (pode ser água tônica também)
* 1 Laranja pêra (cortada em meia lua)
* 1 Maçã verde fatiada
* 6 Morangos grandes cortado em quatro
* 1 Canela em pau
* Mirtilo para decorar

Misture tudo numa jarra e seja feliz!

Tags:, , , , ,

Categorias: Entre copos, taças e xícaras

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: