De pequenas vinícolas de Mendoza para Campinas

Que a Argentina é uma exímia produtora de vinhos finos todo mundo sabe. Que eles há tempos já ganharam espaço nas adegas dos brasileiros também. No entanto, ainda há muito a explorar da produção dos hermanos, em especial, os rótulos de pequenas vinícolas, que embora tenham número reduzido de garrafas, não perdem nada em qualidade. Talvez sejam até mais interessantes por este motivo.

Agora o consumidor campineiro já pode conhecer alguns deles.  Isso porque chegou à cidade a importadora boutique Sinapsis, do engenheiro industrial argentino, nascido em Mendoza, Ariel Kogan. Vindo de uma família que possui forte relação com o mundo do vinho, inclusive com elaboração de um rótulo, ele conta que mora no Brasil há cerca de 10 anos e iniciou sua pequena empresa com a proposta de trazer rótulos que não tivessem possibilidade de vir para o país. “Conheço vários produtores em Mendoza, que são muito talentosos, mas que por conta do volume reduzido é muito difícil exportar. Além de que não têm estrutura para isso, como ter um departamento de comercialização, por exemplo.”

E é o que têm feito. Na escolha dos rótulos, Kogan explica que prioriza os mais frescos, frutados, onde a expressão da planta está presente e sem intervenção muito grande de madeira. “Acho que para a gastronomia esses vinhos são mais fáceis de serem harmonizados”.

Aliás, ele é defensor do mínimo de intervenção possível nos vinhos (sem sulfitos, sem aditivos, levedura natural), os chamados vinhos orgânicos. Os da Família Cecchin, por exemplo, fazem parte do rol de vinícolas da importadora, junto com Amansado, Funcken Hausen e Regeneración (esse da sua própria família).

Mas recentemente, a Sinapsis também colocou um rótulo brasileiro na sua carta. Trata-se da Guatambu, vinícola localizada na campanha gaúcha, na fronteira com o Uruguai, que faz vinhos e espumantes surpreendentes. “Eles são muito cuidadosos tanto no processo de produção da uva como de elaboração do vinho, que é esse o perfil dos vinhos que gosto de trabalhar.”

O foco da importadora é atender empórios e restaurantes. Em Campinas, alguns desses rótulos já podem ser encontrados, no Duo Bruschetteria, por exemplo, que abriu suas portas para um evento que reuniu outros restauranters da cidade. Na oportunidade, Ariel Kogan falou sobre alguns dos rótulos que comercializa, o que você pode conferir no vídeo abaixo.

O representante por aqui é Guilherme Campanelli, que também distribui cervejas artesanais e outras bebidas.

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tags:, ,

Categorias: Entre copos, taças e xícaras

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: