Festa da Achiropita: religiosidade e gastronomia

Uma das mais tradicionais festas italianas no Brasil está para começar. É a festa da Achiropita  que chega à edição 92 este ano, no bairro do Bixiga, em São Paulo.

De 4 de agosto a 2 de setembro, sempre aos sábados e domingos, com entrada gratuita, que costuma atrair anualmente cerca de 200 mil pessoas de todo o país.

O evento traz religiosidade – boa parte dos participantes vão à missa e às bênçãos realizadas de hora em hora – cultura (show com músicas italianas ao vivo, com os Três Tenores brasileiros e a banda Felice Itália, danças, entre outras atrações) e gastronomia típica. São 30 barracas instaladas nas ruas 13 de maio, São Vicente e Doutor Luís Barreto.

O cardápio deste ano conta com peperoni ao forno (pimentão vermelho assado, recheado com carne de primeira, azeitona, ovos cozidos, salsinha e cebola, coberto com queijo ralado); melanzana (beringela recheada com carne moída, ovos cozidos e azeitonas, coberto com molho e queijo ralado); spaghetti à moda achiropita, antepasto, polenta frita, sardela, fogazza (massa especial recheada com muzzarela, tomate e orégano) e fricazza (pizza com massa alta especial
cobertura de calabresa e muzzarela)

Além da festa na rua, também tem na cantina aos sábados e domingos, que conta com uma grande mesa, onde são servidos antepastos, queijos, polenta frita e saladas à vontade. É preciso comprar ingresso.

Mais sobre a festa

Nossa Senhora Achiropita ganhou sua primeira festa no Bixiga no início do século XX, quando os primeiros imigrantes italianos chegaram a São Paulo, com a imagem da Santa, que ficou primeiramente na casa de João Falcone, na Rua Treze de Maio, nº 100.

Com objetivo de comprar um terreno para construir uma capela em sua homenagem foi organizada a festa – que ocorria dos dias 13 a 15 de agosto. Desde então, ela só deixou de ocorrer durante a segunda guerra mundial.

Atualmente, a igreja constrói as obras sociais e as mantém por meio da renda gerada pelo voluntariado daqueles que trabalham durante todo o mês de agosto  na festa.

Serviço:

92ª Festa da Achiropita

Data: de 04 de agosto a 02 de setembro.

Horário: sábados, das 18h às 0h e domingos, das 17h30 às 22h30.

Local: Rua, Dr. Luís Barreto, Rua São Vicente e Rua 13 de Maio – Bixiga – Centro – São Paulo.

Festa na Cantina:
Sábados – das 20h às 24h
Domingos – das 19h às 23h

Veja a programação completa

Mais informações: Tel.: 3106-7235 – contato@achiropita.org.br

Tags:, , ,

Categorias: Viagens e passeios

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: