Muru Pimentas: paixão que virou negócio

Quem tem o hábito de frequentar festivais de cervejas artesanais realizados pela região de Campinas certamente conhece Rodrigo Brigagão e suas pimentas moídas, comercializadas sob a marca Muru Pimentas Especiais. A figura sempre sorridente e animada, mais as lindas embalagens que abrigam seus produtos, fazem clientes se aproximarem, provarem e, quase sempre, saírem da barraca com ao menos uma sacolinha nas mãos.

Entusiasta do paladar picante, Brigagão contou a Entre Sabores que sempre gostou de pimentas e de cultivar plantas. Nos idos de 2007 conheceu um fórum na internet, onde as pessoas costumam doar/trocar sementes, e que disponibiliza muita informação. Ali conheceu várias espécies incomuns no mercado brasileiro

“Foi então que comecei meu cultivo de pimentas e acabei tomando gosto pela coisa. Ele foi crescendo, sempre trabalhando com espécies diferentes, descobrindo novos sabores e ardências. Mas quando provei minha primeira “pimenta nuclear” (com grau de ardência acima de 1000000 shu) foi que me tornei adicto na bendita capsaícina!”, conta descontraidamente.

Começou produzindo molhos e conservas apenas para consumo próprio, mas como bom aficionado no assunto se manteve em contato com grupos internacionais de cultivos caseiros pelas redes sociais e descobriu que no exterior uma das formas de manter os frutos – que não resistem à baixas temperaturas do inverno – é desidratá-los.

Pensou então em testar a técnica. “Foi em uma viagem a Manaus que desidratei a murupi pela primeira vez. Fiquei extremamente feliz com o resultado, todas as características de sabor, aroma e ardência foram preservados! Comecei então a desidratar as pimentas de minha produção”, revela Brigagão.

Daí para a paixão virar negócio foi um pulo. Os amigos começaram a experimentar e gostar das pimentas em pó, até que um deles pediu pra comprar. A pergunta abriu os olhos do empreendedor, que incluiu a defumação entre as técnicas usadas para ampliar sua cartela de produtos.

No início, as pimentas Muru eram cultivadas por Brigagão. Mas a produção cresceu, o tempo e espaço ficaram escassos e foi preciso procurar parceiros para o plantio dos frutos. “Atualmente tenho dois fornecedores, além de comprar as pimentas mais comuns no CEAGESP. Mas ainda tenho tenho algumas plantas em casa, como a Carolina Reaper e a Murupi Amarela e todo o meu processo continua artesanal, desde a defumação/desidratação até o processamento e envase”, explica.

Hoje a Muru Pimentas Especiais oferece 11 tipos de pimentas desidratadas e oito defumadas (ambas são moídas). A campeã de vendas é a jalapeño defumada, mais conhecida como chipotle. Para este produto é usada a jalapeño vermelha, que passa por 12 horas de defumação, aproximadamente.

“A murupi também tem uma saída muito boa. Por ser proveniente da Amazônia, ela tem um apelo muito legal, além de ser deliciosa e com uma ardência na medida!”, diz Brigagão, que aponta outra de suas favoritas, que é bem vendida também: a Carolina Reaper. Ela é considerada pelo Guinness Book como a pimenta mais ardida do mundo.

Mais produtos

Licor de Bacon com chipottle Foto: Érika Soares

A linha de produtos Muru segue crescendo de forma positiva e, em alguns casos, inusitada! Atualmente estão à venda sais especiais com pimentas no moedor e bebidas, como cachaças e licores que trazem sempre a pimenta como estrela.

“Durante um dos festivais cervejeiros que participo estava falando para o cliente o meu processo artesanal e ele me disse que fazia licor artesanal também. Perguntei se tinha licor de pimenta e ele respondeu que não. Foi aí que peguei uma garrafa de Trinidad Scorpion e falei pra testar. Uma semana depois ele voltou com o licor de pimenta. Fizemos alguns ajustes na receita e começamos a trabalhar juntos”, relata Brigagão.

Com o tempo, vieram os licores de canela com pimenta e o de pimenta com raspa de limão siciliano, depois as cachaças para suprir a demanda de quem não gosta de bebidas doces e preferem uma ardência a mais em sua bebida.

Por último, e mais surpreendente, foi o lançamento do licor de bacon com jalapeño defumada, que Entre Sabores já experimentou e recomenda provar.

Harmonização de pimenta com Cerveja

Por alguns anos, Muru estava presente nos mais variados festivais cervejeiros de Campinas e da Região. Foi assim que apresentou seus produtos ao público de forma mais próxima, descobriu que os apreciadores de cervejas artesanais são ávidos consumidores de pimentas e desenvolveu uma espécie de harmonização das variadas espécies que comercializa com estilos diferentes de cervejas.

“Esse negócio de colocar pimenta na cerveja começou numa brincadeira. Eu estava apresentando as pimentas para um cliente e falei que elas combinavam com tudo até com cerveja! O cara gostou da ideia e eu coloquei uma pitada de Trinidad Scorpion Moruga no copo dele. Ficou bom demais e comecei a colocar pimenta na cerveja do festival inteiro,foi um sucesso”, conta com animação.

Brigagão continua: “com o passar do tempo, fomos harmonizando a pimenta com o estilo da cerveja. Por exemplo, nas mais lupuladas como as IPA colocamos as mais ardidas como a Carolina Reaper ou a Trinidad Scorpion. Nas mais leves como as Pilsen e as de trigo, uma pitada de murupi amarela, que é bem frutada e combina perfeitamente com elas. Nas escuras, como as Stout e Porters mandamos uma pitada de alguma espécie defumada”.

O pessoal gostou tanto que algumas cervejarias já fizeram algumas receitas com as pimentas, caso da Landel, que fez uma Red Ale com a Jalapeño Defumada, e a Cervejaria Mafiosa também envasou um barril de IPA com uma dose de Trinidad Scorpion para um evento.

Como comprar

No Facebook do Muru Pimentas sempre está disponível os eventos que irão participar, mas também é possível ser feitos pedidos pelo site http://www.murupimentas.com.br

Tags:, , , , , ,

Categorias: Cultura gastronômica

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: