No dia mundial da água, curiosidades sobre esse precioso líquido

Utilizada no preparo das comidas, como acompanhante de outras bebidas, em especial o vinho, ela é de extrema relevância na gastronomia.  Na mitologia grega, diversos sites e revistas afirmam que água mineral foi originada por Poseidon, Deus do Mar. Dizem que num ataque de fúria, ele secou todas as fontes da Grécia. Entretanto, depois de encantar-se com a formosura de uma jovem sedenta que lhe pedia ajuda, ele mesmo, tocando seu tridente sobre uma rocha, fez nascer uma tripla fonte de água cristalina.

No mundo dos mortais, os primeiros a consumir água mineral regularmente e a reconhecer suas propriedades terapêuticas foram os romanos. Eles também foram os responsáveis pela criação dos primeiros aquedutos, que chegavam a transportar 13 metros cúbicos por segundo para distribuí-la a toda população, segundo a jornalista Roberta Malta Saldanha em seu livro Histórias Lendas e Curiosidades da Gastronomia.

Ela também conta que as propriedades e sabores distintos conferidos à água mineral têm relação estreita com “sua origem, percurso geográfico e o tipo de solo por onde passa e se mantém”.

Existem milhares de fontes espalhadas pelo mundo e de algumas delas são extraídas águas minerais com histórias interessantes. A 10 Thousand BC, por exemplo, é proveniente de geleiras canadenses, cuja idade estimada é de 10 mil anos. Já a Cloud Juice é feita com pura água da chuva! Um litro dessa água é composto por 9 mil gotas “caídas de nuvens que viajaram 11 mil quilômetros desde o grande mar do Sul até as Ilhas King, entre a Tasmânia e a costa sul da Austrália”, conta Saldanha.

Outra marca interessante é Ogo, que é chamada de água que respira, por conter 35 vezes mais oxigênio do que a água natural. É engarrafada  na fonte de Prise d’eau Spring, na Holanda, e sua garrafa em forma de bolha foi criada por um designer francês, que também faz trabalhos para Louis Vuitton.  Por tudo isso, um litro dessa água mineral custa mais 15 euros.

Sobre a data

O Dia Mundial da Água é celebrado desde 1993 e foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a conhecida Eco-92. Desde então, as comemorações acontecem em todo o mundo a partir de um tema anual definido pela ONU, que este ano é “Cooperação pela Água”.

O Brasil tem a maior reserva de água doce do planeta, concentrando 12% do total mundial. No entanto, os brasileiros ainda não sabem lidar com essa fartura, classificando-se como o povo que mais a desperdiça.

Tags:, , , , ,

Categorias: Cultura gastronômica

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: