Quiche de alcachofras, uma explosão de sabor

O mundo da patisserie apresenta inúmeras delícias. A quiche, definitivamente, é das mais saborosas. Recheios simples ou inusitados em uma massa patê brisée – feita à base de manteiga e farinha – que desmancha na boca, com capacidade de arrancar suspiros de qualquer um.

Embora tudo indique que é uma invenção francesa, na realidade a quiche é de origem germânica, mais especificamente do reino medieval de Lothringen ou Lorena e Alsácia, que durante séculos foram objetos de disputas e guerras entre Alemanha e França.

Durante esses conflitos há sempre trocas culturais importantes, principalmente gastronômicos. E foi assim que o “kuchen” alemão, que significa torta, acabou tornando-se a francesa quiche lorraine. Após a segunda guerra mundial, a iguaria caiu no gosto dos ingleses e, depois de tornar-se popular nos Estados Unidos nos idos de 1950, as quiches ganharam o mundo com seus sabores e texturas.

Originalmente eram recheadas com creme feito de leite e ovos acrescido de bacon defumado. Mas hoje, são encontrados os mais variados tipos de recheios.

Duas delícias reunidas

Imagine então experimentar essa massa fina e crocante acompanhada de alcachofras em um espaço localizado em meio à plantação dessa famosa flor comestível? Isso é possível no Sítio Cacique, que fica localizado no quilômetro 6 do Roteiro do Vinho, da Gastronomia e Lazer de São Roque, há cerca de 110 quilômetros de Campinas.

As conservas são preparadas sem aditivos

As conservas são preparadas sem aditivos

A quiche oferecida no lugar é ao mesmo tempo macia e crocante, com sabor acentuado da alcachofra aliada à cremosidade do queijo. Uma explosão de sabor do início ao fim.

A proprietária e cozinheira Ana Lídia Camargo encarrega-se de tudo, desde a preparação das quiches e de todas as outras iguarias feitas a base de alcachofras vendidas no espaço (patês, conservas, salgados e os pratos que são servidos apenas em eventos fechados) até o atendimento dos clientes e fechamento das contas.

Embora não revele a receita de sua saborosa quiche de alcachofras, um dos segredos é facilmente desvendado. As flores são cultivadas sem agrotóxicos e os produtos são feitos sem utilização de aditivos e conservantes. “A minha conserva é feita apenas com água, vinagre e sal”, comenta Ana Lídia.

Ela disse que por conta de queda nas vendas devido ao aumento de importações das conservas, resolveu comprar um vidro da concorrência. “O que constatei foi uma alcachofra de qualidade baixa, pouco sabor e de preço altíssimo”, revela.

Há mais de 20 anos cultivando alcachofras e comercializando-as de diversas formas sob a marca Bonsucesso, Ana Lídia preocupa-se com cada detalhe. “Demorei dois anos para chegar no ponto ideal do patê e de tempos em tempos mando analisar nossos produtos em laboratório. Com a saúde dos outros não se brinca”, termina a simpática senhora.

Serviço

Sítio Cacique – Estrada Sorocamirim, 23, Bairro Sorocamirim, São Roque.
Telefone: (11) 4711-2198
http://www.bonsucessoalcachofras.com.br

Tags:, , , , , , ,

Categorias: Doces, pães e afins

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: