É primavera também na gastronomia

A estação das flores inspira a todos, inclusive os chefs de cozinhas que trocam seus cardápios dando prioridade a ingredientes mais leves e coloridos. A primavera pode ser retratada da entrada à sobremesa e os brotos e flores aparecem ainda mais fortes nas preparações.  Também é tema de eventos e festivais gastronômicos.

Confira uma seleção de lugares que entraram neste clima florido e fresco

Black Sheep Gastronomia

Sempre preocupado em oferecer produtos de época e mais sustentáveis, o chef Mauro Tavares criou novos pratos, repaginou alguns deles e o resultado são cores ainda mais intensas nas composições. É o caso da entrada que traz burrata com pão de fermentação natural Casca Grossa Bakery e pesto de manjericão tailandês e da sobremesa de banana flambada com conhaque e canela servida com sorvete caseiro que traz o espírito da primavera no arremate.

Serviço

Endereço: Rua dos Bandeirantes, 270, Cambuí, Campinas.
Telefone: (19) 3254-7334
Aberto de terça a sexta no jantar, sábado e domingo no almoço e domingo para almoço.
Horário de Atendimento: terça e quarta – das 19h às 23h, quinta – das 19h 23h30 -, sexta – das 19h às 0h-, sábado – das 12h às 15h e das 19h às 0h; domingo 12h às 16 horas.
Reservas por telefone ou e-mail: blacksheepgastronomia@gmail.com

Maialini 

Para o cardápio de primavera do almoço executivo, o chef Nicolas Callejas buscou paladares mais refrescantes, explorando ingredientes simples para transforma-los em receitas exclusivas – da entrada à sobremesa.  Ervas frescas, legumes e verduras ganharam destaque nas preparações.  E as frutas tem espaço especial nas sobremesas como essa combinação interessante: morangos em calda com suspiro, redução de lambrusco e lascas de salsão: um toque a mais de frescor no paladar.

Serviço

Endereço: Rua Emília Paiva Meira, 76, Cambuí – Campinas, São Paulo.
Horário de Funcionamento:Almoço de Terça à Sexta-Feira das 12h às 14h30; aos Sábados e Domingos das 12h30 às 15h30. Jantar de Terça à Sexta-Feira a partir das 18h30. Aos Sábados, das 19h até o último cliente.
Contato:(19) 2515- 2738

Kaizen Japanese Food

Hokkigai (molusco japonês), trufas negras, King Crab (caranguejo gigante do Alaska), vieiras canadenses, Camarão do Amazonas (sabor mais adocicado, maior parte da produção é importada pelo Japão) e azeite trufado italiano são as novidades do restaurante japonês que completou 9 anos, em setembro, para a nova estação. Fazem parte do menu Exclusivo “Omakase”, que é servido no almoço e jantar e exige do cliente um tempo mínimo no restaurante de uma hora, para ter a experiência correta de todos os sabores.

Além disso, um cardápio especial com vários tipos de saladas de folhas verdes e flores comestíveis, tudo orgânico e fornecido através de uma parceria com produtores da região, o que reforça a participação do Kaizen no conceito Farm To Table (da fazenda para mesa), está disponível no menu

Serviço

Avenida Iguatemi, 556, Vila Brandina – Campinas/SP
Telefone: (19) 3395-3900
http://www.kaizenjapanese.com.br
Segunda a quinta, das 12h às 14h | das 19h às 22h30
Sexta e sábado 12h às 14h30 | das 19h às 23h
Domingo 12h às 15h30

Estação Marupiara

Até o dia 15 de outubro, o restaurante Estação Marupiara oferece um cardápio pensado para a estação das flores, dentro do Festival de Primavera de Sousas e Joaquim Egídio, que este ano tem o tema “Cores e Sabores” (veja abaixo todas as casas participantes). O menu leve e fresco traz no prato principal esse Camarão Manga com arroz de coco, que é de arregalar os olhos.  O menu completo com entrada prato principal e sobremesa tem valor fechado e acessível de R$ 59,90.

O Festival Gastronômico de Primavera de Sousas e Joaquim Egídio também conta com a participação de vários restaurantes, como Bar do Marcelino, Fogão Mineiro, Velho Valentim, Assim Assim Assado, Empório Ricco Pane, Chubby Burguer, El Tambo, Vila Paraíso, entre outros.

Serviço

Estação Marupiara

Endereço: Rua Prof. Manuel Saturnino do Amaral, 29 – Joaquim Egídio – Campinas/SP

* Menu válido somente com reserva. Vagas limitadas por dia.

Ceasa na Primavera

A Ceasa Campinas e a Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas (Aproccamp) realizam no próximo dia 7 de outubro, das 8h às 16h, a primeira edição do Ceasa na Primavera, evento que vai reunir, no Mercado de Flores da Ceasa, workshops de arranjos florais e paisagismo, food trucks e música de qualidade.

Os visitantes vão poder acompanhar, gratuitamente, aulas com os professores Léo Mendes, Tânia Santos e Fernando Antônio Legatti, especialistas renomados em arte floral e paisagismo, com workshops em palcos instalados no corredor central do Mercado, que começarão às 9h30.

Não há necessidade de inscrição prévia para participar dos cursos. Basta os visitantes comparecerem ao evento e acompanharem as aulas. Serão cinco minicursos: dois relacionados à manutenção básica de jardinagem, um sobre a criação de mini-hortas e outros três sobre arranjos florais(Veja os perfis dos profissionais abaixo).Também haverá um minijardim em exposição, com três temas de estilos diferentes.

O evento ainda vai contar com food trucks e food bikes, com comidas dos mais variados estilos gastronômicos. Vão participar os restaurantes Buffet Boca de Anjo, Speed Joe, Sabor de Paris, Batata Legal, Dolci Sorelle e Canoleria Brasil, além de Pimentas Thoro, Cucina D’Amore e Café Leiria.

Para completar, o evento terá a música erudita da Camerata Eduardo Gomes, formada por flauta transversal, violino, viola e violoncelo. No repertório, clássicos de Vivaldi, Villa-Lobos, Bach, Mozart, Chopin, entre outros.O Ceasa na Primavera contaainda com o apoio do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (Visite Campinas).

“O Ceasa na Primavera será um evento muito importante para, mais uma vez, podermos apresentar à população em geral um lindo espaço, com enorme diversidade de flores e acessórios comercializados diariamente no Mercado de Flores”, diz Alexandre Valle, gerente do Mercado de Flores. “Esse evento tem como objetivo trazer profissionais renomados para, gratuitamente, ministrarem cursos de arranjos florais e paisagismo, possibilitando aos participantes aprenderem com os profissionais da área e, até mesmo, aprimorarem suas técnicas”, explica.

Tags:, , , , , ,

Categorias: Prato do dia

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: