Uma lenda sobre a descoberta do café

DSC_1275

No dia Internacional do Café, Entre Sabores traz uma lenda sobre essa deliciosa e excitante bebida tão apreciada pelos brasileiros.

Dizem que há mais de mil anos, enquanto passeava por pastagens na Arábia, um monge notou certa agitação onde brincavam algumas cabras. Ele resolveu se aproximar dos animais por conta de tamanha alegria e encontrou um garoto perto do rebanho que cantarolava baixinho.

O monge percebeu as pequenas frutinhas vermelhas nas mãos do menino, que explicou que eram elas as responsáveis por tanta animação e motivação dos animais. Ele as dava de comer às cabras para que caminhassem por vários quilômetros, repletos de subidas.

A lenda (*) conta que ao saber disso o monge resolveu levar consigo um pouco das frutinhas e passou a usá-las em forma de infusão antes da oração noturna.  Com isso, percebeu que a bebida o ajudava a resistir ao sono durante as longas horas de prece e leitura do breviário.

Seja qual for a verdadeira história da descoberta do café, o fato é que esta bebida caiu no gosto mundial por diversos motivos e não apenas por seu sabor encorpado.  E, ao contrário do que muito já se falou no passado, é um alimento saudável e rico em propriedades nutricionais.

Um estudo publicado pela Embrapa Café, em 2005, apontou a existência de substâncias importantes no café que são bené ficas para os seres humanos  como “sais minerais (3 a 5 %), açúcares (35 a 55 %), lipídios (10 a 20 %), aminoácidos (2 %) e niacina, ou Vitamina PP (0,5 %)”, que além de tudo possui baixo valor calórico.

Então, aproveite a data para degustar uma fumegante e deliciosa xícara de café.

Tags:, , , , ,

Categorias: Prato do dia

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Café, um alimento funcional | Entre Sabores - 14 de abril de 2014

    […] > Uma lenda sobre a descoberta do café […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: