Pela valorização do queijo artesanal paulista

Paulista sabe fazer queijo, e como sabe! E para que todo mundo saiba as preciosidades produzidas no estado, um grupo de produtores – 10 no total – se uniu para criar o Caminho do Queijo Artesanal Paulista, que reúne marcas premiadas. Alguns deles, inclusive estão há alguns quilômetros de Campinas, caso do Laticínio Artesanal Montezuma (São João da Boa Vista), Capril do Bosque (Joanópolis), Fazenda Atalaia (Amparo), Leiteria Santa Paula (São José do Rio Pardo) e Queijaria Rima (Porto Feliz).

Completam a lista Fazenda Santa Luzia (Itapetininga), Estância Silvania (Caçapava), Fazenda Dona Carolina (Porangaba), Fazenda Santa Helena (Jacupiranga), Leiteria Santa Paula(São José do Rio Pardo) e Pardinho Artesanal(Pardinho).  Juntos, eles oferecem mais 100 variedades de queijos entre frescos, curados e maturados, produzidos com leite de vaca, búfala, cabra ou ovelha.

A ideia é criar um selo de qualidade que identifique as queijarias de alto padrão, valorizando e impulsionando a produção local, além de reaproximar os consumidores dos pequenos produtores e chamar a atenção do Poder Público, atraindo subsídios e respaldo jurídico. O lançamento oficial ocorreu no dia 3 de setembro.

“Em contraponto a outros Estados brasileiros que seguem tradições à risca, reproduzindo modos de preparo seculares e já reconhecidos oficialmente, a produção queijeira paulista aposta na inovação, com o desenvolvimento de novas receitas”, explica o site do grupo.

E o Caminho do Queijo Artesanal Paulista pretende crescer a partir da incorporação de mais queijarias, desde que produzam em pequena escala, com a predominância dos processos manuais e utilização exclusiva de leite produzido na própria queijaria ou arredores.

Saiba mais sobre as 10 marcas integrantes e seus preceitos acessando http://www.caminhodoqueijopaulista.com

Tags:, , , , , , , , , , , , ,

Categorias: Prato do dia

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: