Mais opções para vegetarianos e veganos

Veganos e vegetarianos brasileiros vem conquistando dia a dia mais representação na gastronomia. Pratos, quitutes, sobremesas e até eventos inteiros dedicados a esse público antes eram raros, mas têm se tornado mais frequentes nos últimos tempos.

Para que essa situação melhore cada vez mais, são muitas as ações desenvolvidas por essa parcela da população. O carioca Rafael Ouverney, por exemplo, propôs no site do Senado Federal uma lei que determine que, pelo menos, 25% do cardápio de estabelecimentos gastronômicos seja vegetariano e vegano. Para se tornar uma sugestão legislativa, a proposta deve receber pelo menos 20 mil apoios até dia 23 de novembro deste ano. Confira aqui Em seu pleito, ele cita o IBOPE de 2012, que traz a informação de que 8% da população do Brasil segue essa linha de alimentação.

Apesar de ainda faltarem opções, já existem restaurantes antenados e que dedicam menus especiais para esse público. É o caso do Kaizen (Campinas) e do Kyoto (Americana) Japanese Food, que desenvolveram um Festival de comida japonesa vegana, com serviço à vontade.  Integram o menu: tofu frito com gengibre, cebolete e molho tetsuyu; o Nassudengaku (berinjela com missô grelhada); niguiris de Kaware (broto de nabo com molho missô), de berinjela com yuzu, de cebolinha com molho missô; jow de pepino com shitake e gergelim; uramaki Califórnia (sem kani) e hossomaki de pepino,

Muitos festivais pela região

Em Indaiatuba, será realizado neste final de semana (18 e 19 de agosto) o 1º Festival de Inverno Vegano, na sede da Associação de Moradores Colinas do Mosteiro, Terras de Itaici e Recanto dos Pássaros, que fica na Rua Teodoro Barnabé, 290, Itaici.

Palestras, atividades, exibição de filmes, música, e expositores de alimentos orgânicos e veganos fazem parte da programação. A entrada é gratuita, mas os organizadores sugerem a doação de um quilo de alimento ou ração para animais (o total arrecadado será doado às ONGs presentes no evento) orgânicos e ONGs de proteção animal.

Almoço feito apenas com vegetais será servido na Feira do Consumo Consciente

Em Piracicaba, também tem programa para veganos neste sábado. Trata-se da segunda edição da Feira do Consumo Consciente, que reunirá expositores de produtos veganos, produzidos com insumos de origem vegetal, e serviços com foco no bem-estar. Além da oportunidade de conhecer e adquirir produtos que causam menos impacto ao meio ambiente, o local proporciona uma atmosfera agradável por conta dos jardins e da construção rústica. O Espaço Viva com Ciência, uma bela chácara de 2.000 metros quadrados no bairro Dois Córregos, será o ambiente da programação, das 10h às 19h, com estacionamento e entrada gratuitos.

Além disso, quem visitar a Feira poderá degustar  almoço, das 11h às 15h, elaborado apenas com ingredientes de origem vegetal e se surpreenderá com a variedade de pratos. O valor para adultos e crianças a partir de 12 anos é de R$ 40,00, que inclui buffet e suco à vontade. De 6 a 11 anos, pagam 50%. Até 5 anos, não pagam.

Nos dias 26 e 27 de agosto, será a vez de Vinhedo realizar seu Festival Vegano no Parque da Uva. Estão previstas mais de 50 atrações para toda a família, e a entrada é  1kg de alimento não perecível ou 1 kg de ração. Saiba mais aqui

Vegfest

Para os militantes e interessados do assunto, será realizado de 30 de agosto e 3 de setembro, o Vegfest Brasil (anteriormente denominado Congresso Vegetariano Brasileiro), em Campos do Jordão. O evento realizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira é considerado o maior do setor na América Latina. A expectativa é receber mais de 1.500 participantes de mais de 120 cidades diferentes.

“O Vegfest Brasil é uma experiência única e transformadora, de grande conexão com o vegetarianismo e veganismo, networking com pessoas incríveis que vivem e se interessam por essa causa, senso de propósito coletivo e alinhamento com os seus próprios princípios e valores”, explica Ricardo Laurino, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

O festival ocorrerá inteiramente dentro das dependências do Hotel Serra da Estrela, cujo cardápio das refeições vem passando por uma transição e já é quase inteiramente vegano. Durante o festival, todo o cardápio será 100% vegano.

Na área externa do hotel, aberta ao público, o Vegfest terá uma feira vegana com mais de 40 expositores de comidas, cosméticos, produtos de higiene, organizações sem fins lucrativos, food trucks e outros atrativos. A feira vegana poderá ser freqüentada por qualquer pessoa, independente de sua inscrição no evento.

Pesquisadores e estudantes de pós-graduação e graduação também terão um espaço para apresentar os seus trabalhos. Um dos objetivos do congresso é fomentar o desenvolvimento de uma ciência moderna que forneça elementos necessários para a consolidação de uma economia mais ética, saudável e sustentável, livre do uso de animais. Para isso, serão acolhidos para apresentação no Vegfest trabalhos científicos em sete eixos temáticos .

Atrações artísticas, sessões matinais de yoga e atividades recreativas para crianças se somarão à programação de conteúdo, tornando o Vegfest um evento adequado não apenas para ativistas e pessoas ligadas à causa vegetariana, mas também para curiosos, turistas e famílias inteiras.

Serviço

Vegfest Brasil 2017 (6º Congresso Vegetariano Brasileiro)
De 30/agosto a 3/setembro
Hotel Serra da Estrela – Campos do Jordão/SP
Investimento: R$400 (valores reduzidos para filiados à SVB, estudantes e idosos)
Informações e inscrições: http://www.vegfest.com.br

Tags:, , , , , , , ,

Categorias: Comer sem culpa

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: