Cuide da alimentação para curtir o carnaval com energia

Cuidar da alimentação é primordial em qualquer momento da vida, mas em algumas épocas do ano a atenção deve ser redobrada para evitar mal-estar e falta de energia, como é o caso do Carnaval. Exceder nas bebidas alcoolicas, ingerir alimentos de difícil digestão ou pular refeições são práticas comuns entre os foliões, bastante condenadas por nutricionistas e médicos.

Comer frutas, verduras e legumes – para obter uma boa quantidade de vitaminas e sais minerais – e alimentos ricos em carboidratos são indicados para ajudar reabastecer “as baterias” durante os dias de festa.

De acordo com a gerente do Serviço de Nutrição do HCor (Hospital do Coração), Rosana Perim, é importante repor a energia consumindo em todas as refeições alimentos como arroz, macarrão, batata, pão, cereais e outros, de preferência integrais.

Ela dá uma dica já conhecida, mas que as pessoas costumam esquecer, para evitar problemas: não ingerir bebidas alcoolicas em excesso e com o estômago vazio, e intercala-las com água gelada. “As bebidas alcoólicas em geral podem desidratar, por isso, o ideal é intercalar com líquidos não alcoólicos. Quando a atividade física é intensa são eliminados líquidos e sais minerais como sódio, potássio, magnésio e cloro. Neste caso é importante o consumo de isotônicos que repõem de forma rápida estes minerais e o líquido no organismo”, explica Rosana Perim.

A recomendação é beber de 2 a 3 litros de água diariamente – antes, durante e depois da folia – além de água de coco e sucos de frutas, por exemplo. Esse último pode ajudar muito a reparar danos ou energizar os foliões, desde que ingeridos logo após o preparo. “Assim os nutrientes são completamente aproveitados. Para facilitar, é possível congelar frutas e deixá-las prontas apenas para liquidificar”, indica Ione Leandro, nutricionista da Onodera Estética.

Para ajudar você, a profissional sugere receitas para aproveitar o carnaval com saúde. É só juntar os ingredientes e bater no liquidificador. Aproveite as dicas e bom carnaval! sucos_carnaval

Para garantir disposição

Ingredientes:
– 2 xícaras de melancia cortada
– ½ maçã
– 1 colher (sopa) de gengibre picado
– Suco de ½ limão
– 50 ml de água

Para combater mal-estar
Ingredientes:
– 1 limão
– 200 ml de água de coco
– Rodelas de gengibre
– 2 fatias de abacaxi

Para desinchar
Ingredientes
– Suco de 1 lima-da-pérsia
– 3 xícaras de chá de melancia picada
– 10 folhas de capim-cidreira fresco

Tags:, , , , , , ,

Categorias: Prato do dia

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: