Holambra: das comidas holandesas às preparações com rosas

img_20170201_155018_514.jpgMuito mais do que sede da Expoflora, a maior exposição flores e plantas do país, Holambra oferece a quem a visita a cultura e gastronomia holandesas – por conta da ascendência de boa parte de seus habitantes – e suas próprias invenções a partir de produtos e locais. Com inúmeros restaurantes e docerias e uma arquitetura que remete o visitante à Europa (exceto pelo clima, certamente), a cidade é o paraíso dos exploradores de lugares pitorescos.

Antes de parar em qualquer lugar, vale dar um bom passeio pelas ruas de Holambra, apreciar as construções coloridas e o paisagismo local que são um espetáculo a parte. Vale também pegar um mapa, disponível logo na entrada do município para escolher os lugares a serem visitados.

img_20160730_144506.jpgEntre Sabores fez exatamente esse tour, que durou apenas algumas horas, bastante prazerosas por sinal. A primeira parada foi na fábrica da Schornstein Krug, que oferece uma visita guiada. Ali também funcionava o Bier Trunk Pub Bar F & F, que oferecia todas as brejas artesanais da marca e petiscos, alguns feitos a partir de insumos usados no feitio da bebida. É o caso do Kibe bocken, que ao invés do trigo, leva o mosto da produção da breja Schornstein Bock. A porção com uma dezena de bolinhos chegou à mesa impressionando. Temperados na medida certa, crocantes, saborosos. Para harmonizar um chope Bock, claro!

Em janeiro deste ano, o pub mudou de endereço. Agora fica na Rua Campo de Pouso, 1163, centro de Holambra, e oferece outras marcas de cervejas, além de chopes premium nacionais e internacionais 100% puro malte. Mas vá com fé que a recomendação Entre Sabores continua no cardápio.

Outro lugar para parar e curtir descompromissadamente em Holambra é na Martin Holandesa, casa que funciona como restaurante, padaria e café. Ali, você encontra produtos feitos na cidade e um espaço bem confortável para fazer uma refeição, lanche ou simplesmente degustar um drink.

Entre Sabores optou experimentar um pannekoek, uma espécie de panqueca típica da Holanda. A eleita do dia veio preparada com bacon, cogumelos frescos holandeses, queijos gouda e prato. A pedida foi para comer a dois, por isso veio cortada de forma a facilitar o compartilhamento do prato.
img_20160730_171816.jpg
Por lá também são encontrados doces típicos da Holanda, caso das speculaas (de canela com especiarias), Stroopwafels de caramelo, Vlaais recheadas de maçã, amora, damasco e framboesa, rondos e outras perdições adocicadas.

Rosas pra degustar

E já que a cidade é das flores, nada melhor que experimentar doces em que as rosas são as estrelas das preparações. Um dos lugares em que é possível encontrar iguarias do tipo é na Confeitaria Zoet en Zout.

Entre a grande variedade de sobremesas do lugar, destaque para o Rozen Gebak, ou doce de rosas (foto de abre deste post), que tem base de pão de ló, uma mini carolina recheada com ganache de chocolate de branco e bavoroise ao aroma de rosas. Uma sobremesa única, muito delicada.

img_20160730_174417.jpgEntre Sabores também indica experimentar os sorvetes da confeitaria. O de rosas e de biscoito com especiarias são igualmente deliciosos. Uma dica para deixar o momento ainda mais bacana é saboreá – los sentado no gramado da loja que tem vista para o lago.

E se essas flores transformadas em doces ganharem o seu paladar, Entre Sabores indica percorrer as lojinhas da cidade que vendem gostosuras para arrematar um pote de geleia de rosas da Sweet Virginia.

Ela é perfumada, tem um sabor marcante e faz combinações com outros ingredientes de forma sensacional. O personal chef Adriano Ramos, por exemplo, sugere uni-la ao gorgonzola para ser degustada com torrada. Pode acreditar, fica uma delícia!

Holambra está localizada a apenas 30 minutos de Campinas, com entrada pela Rodovia SP 340 que leva a Mogi Mirim. De São Paulo,a distância é de aproximadamente 135 km, via Rodovia dos Bandeirantes ou Anhanguera.

Tags:, , , , , , , , ,

Categorias: Pelas redondezas

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Trackbacks/Pingbacks

  1. A integração de culturas gastronômicas na RMC | Entre Sabores - 5 de junho de 2018

    […] Ao que se vê, a miscigenação dos povos tem reflexos positivos também na gastronomia. Se por um lado manter as tradições é fundamental para preservação da cultura de um povo, por outro, o intercâmbio de sabores faz evoluir o paladar, ampliar o conhecimento e despertar para as riquezas gastronômicas de outro lado do mundo. Holambra que o diga! […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: