Terrine di Maiale do chef Erick Alsaro

11210490_1049497755079774_8847759606837861311_n(1)Ingredientes pouco lembrados e mais “em conta” vem ganhando espaço em cardápios de restaurantes de alta gastronomia. Isso porque muitos chefs de cozinha tem aproveitado esse momento de interesse dos brasileiros pelo assunto para apresentar carnes nada nobres, que são puro sabor, caso da cabeça de porco.

O corte pode se transformar em um prato que agrada os sentidos, basta saber como prepará-lo. É isso o que Erick Alsaro, chef com 10 anos de experiência (com passagens por cozinhas de restaurantes importantes de Campinas e também na Inglaterra e atualmente proprietário do Duo Bruschetteria & Botegga, Américo Espetinhos e a Via Pesto Pizzaria) propõe ao apresentar para os internautas de Entre Sabores sua Terrine di Maiale. Simples, mas um pouco demorada na elaboração, a receita necessita de um tantinho de paciência, que é recompensada ao final com bela apresentação e um sabor surpreendente.

Confira a receita e mãos à obra!

Terrine di Maiale

Ingredientes:

1 cabeça de porco grande
3 garrafa de prosecco
Alecrim
Zimbro
4 dentes de alho
Louro

Modo de Preparo:

Cozinhe a cabeça no Prosecco por cerca de 3 horas em fogo baixo, com os temperos e o alho. Complete com água. caso necessário. Deixe a carne esfriar e retire toda a carne que conseguir, em seguida passe pelo processador de alimentos e regue com o caldo do cozimento para fica úmido, corrija o sal e tempere com pimenta branca moída na hora.

Em uma terrine, forre o fundo com filme PVC e coloque fatias de presunto parma, em seguida coloque uma camada da pasta, coloque uma cenoura cozida e cogumelos Paris, em seguida finalize com a pasta até preencher a forma. Coloque um peso por cima e leve a geladeira por 24 horas. No dia seguinte, desinforme e corte fatias com cerca de  2 cm. Sirva com mostarda de cremona e compota de cebola.

Tags:, , , ,

Categorias: Especial do Chef

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: