Pura cultura gastronômica na Festa da Polenta em Santa Olímpia

20150726_121958.jpgEntre Sabores adora festas típicas! E em Piracicaba, no bairro de Santa Olímpia habitada por uma comunidade trentino-tirolesa, o mês de julho é marcado por um evento que é pura cultura gastronômica: a Festa da Polenta. A tradicional festa, que este ano chega à sua edição de número 20, será realizada no próximo final de semana- de 22 a 24 de julho.

O lugar é um encanto, o visitante assiste as danças e ouve músicas típicas e as comidas – como a polentota com frango e a porção tirolesa com três tipos de salsichas – são uma delícia. Todas as comidas servidas são preparadas pelas mammas e nonas do bairro, e entre as especialidades está a polenta con crauti (polenta acompanhada de chucrute, speck e linguiça e a polenta con cuccagna (fritada de ovos com tomates, lingüiça, bacon e queijo).  Para beber, a dica é experimentar os vinhos tintos, vinho de laranja e a grappa (destilado da casca da uva), todos de fabricação local.

Em comemoração à imigração trentina para Piracicaba, a festa atrai cerca de 15 mil pessoas no final de semana em que é realizada. A ideia é mostrar aos visitantes toda a preservação da cultura dos imigrantes e do próprio bairro, que também pode ser conferida no Centro Histórico-Cultural e dos monumentos e obras existentes no bairro (igreja histórica, via sacra, gruta, etc).

 

Tags:, , , ,

Categorias: Pelas redondezas

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: