Sabores da Terra: aproximação com produtores é o que há

cymera_20160617_130057.jpg

Um dos diferenciais do Festival Gastronômico Itinerante do Sabores da Terra em Indaiatuba é justamente seu caráter ecogastronômico. O que isso quer dizer? A valorização do pequeno produtor e dos produtos que por trás de si possuem a filosofia defendida pelo movimento Slow Food: são bons, limpos e justos.

> Saiba mais detalhes sobre o Festival
>> Confira os restaurantes participantes e seus menus
>>> Conhecimento compartilhado: workshops, palestras e cozinha show

O festival segue esse preceito de diversas formas, a primeira delas certamente foi colocar como pré-requisito para os estabelecimentos participantes o uso de pelo menos um ingrediente vindo de produtor da região em suas preparações. Outra iniciativa neste sentido é realizar uma feira de produtores, no dia 26 de junho, a partir das 11 horas, no Restaurante Amadeu. Nela, estarão presentes pessoas que dedicam-se a fazer o que há de melhor em seus segmentos de forma artesanal.

Para quem gosta de gastronomia e respeito a terra, ao meio ambiente e justiça social, o programa é um prato cheio. Confira os participantes:

Fazenda Atalaia – Localizada em Amparo, a Fazenda Atalaia produz há cerca de 20 anos laticínios de altíssima qualidade por meio das mãos hábeis e olhos atentos dos próprios donos da fazenda Paulo e Rosana. Com grande variedade de produtos,  de iogurtes e ricotas frescas até queijos maturados por 24 meses, a Fazenda mantém o teor artesanal em tudo o que faz e tem sido reconhecida por restaurantes de alta gastronomia da região.

Defumador a frio – Mario Firmino, gourmet diletante, consultor em webmarketing e tecnologia da informação e ex-líder do Convivium Slowfood Campinas, criou para uso próprio um defumador depois de perceber que o mercado só oferecia produtos caros, nada acessíveis para pessoas como ele. Em 2008 fez seu primeiro equipamento, desenvolveu novas versões que já foram adquiridas por mixologistas e chefs de cozinha. De pratos a drinks, o aparelho dá um toque defumado as preparações e encanta quem as experimenta.

Firmino e seu equipamento defumando um chope da Cervejaria Landel

Firmino e seu equipamento defumando um chope da Cervejaria Landel

Cervejaria Landel – Fruto da imaginação e vontade de três apaixonados por cerveja, a Landel é uma cervejaria cigana (que não tem fábrica própria) nascida em 2013, que apresenta estilos de brejas artesanais com sabores adaptadas ao público brasileiro. Em 2015, uma de suas criações – a Session IPA – ficou entre as 30 melhores cervejas disponíveis do Brasil, segundo lista publicada pela Forbes.

Monte Cogumelos – A Monte Cogumelos é uma empresa especializada no cultivo e comercialização de cogumelos frescos e orgânicos. Localizada na região de Valinhos, a Monte produz o Cogumelo Shimeji Branco, Cogumelo Ostra e Cogumelo Salmão, que vem sendo usado nas cozinhas de alta gastronomia, tanto em restaurantes como redes de hoteis.

Apiário Itaici – O Apiário Itaici  é produtor de mel e derivados desde de 1982, sempre procurando trazer modernização nos manejo e nos envases. Além de produzir, ajuda a cidade no controle de enxames parque nem as pessoas, nem as abelhas seja prejudicadas.

Saladero – Hortaliças hidropônicas, sem agrotóxicos e colhidas na hora. Pequeno produtor que atende diversos restaurantes de Indaiatuba.

Sítio Espelho D’água Hidroponia Sales – Localizado no bairro Videira, em Indaiatuba, o sítio trabalha com verduras hidropônicas com agricultura familiar.

 

 

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Categorias: Cultura gastronômica

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Festival Sabores da Terra em Indaiatuba começa nesta segunda | Entre Sabores - 17 de junho de 2016

    […] >>> Feira promove aproximação de produtores com clientes finais […]

  2. Confira restaurantes e menus do Festival Sabores da Terra | Entre Sabores - 17 de junho de 2016

    […] >>> Feira promove aproximação de produtores com clientes finais […]

  3. Nove produtores em uma tarde Slow Food | Entre Sabores - 28 de junho de 2016

    […] >>> Leia mais sobre os produtores […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: