Os vinhos perfeitos da Família Deicas

20150805_151312.jpgOriginária do sul da França, a uva Tannat teve excelente adaptação no Uruguai. De lá saem vinhos impressionantes com esta casta, entre eles os produzidos pela Família Deicas, localizada em Canelones na Região Metropolitana de Montevidéu.

Entre Sabores degustou as bebidas da vinícola, que é um “braço” da Establecimiento Juanicó Bodega (fundada por Juan Carlos Deicas, em 1979), pelas mãos de nada mais, nada menos que os proprietários Fernando e Santiago Deicas, pai e filho respectivamente. Junto com o prazer gustativo proporcionado pelos vinhos, veio o conhecimento sobre a história da vinícola familiar tocada por três gerações, que em 2010 separou a produção de vinhos especiais.

Segundo Fernando Deicas, os rótulos da Família Deicas, apesar de serem do Novo Mundo tem ares europeus e muito dessa cartacterística tem relação com a latitude do Uruguai que está entre os paralelos 30 e 40, área privilegiada que apresenta excelentes condições para o cultivo de videiras de alta qualidade.

Aliado a esse fator está a atenção na sua produção das bebidas. O Atlantico Sur Tannat (2013), por exemplo, é um rótulo cercado de cuidados. Santiago explica que as uvas que compõem o vinho que chega à taça do consumidor final são de três terroirs diferentes cultivadas dentro do próprio país. Na oportunidade, Entre Sabores experimentou cada um deles separadamente e identificou como o solo influencia nas características finais do vinho. Ele também destacou que a garrafa que chega às lojas e restaurantes é uma mistura perfeita desses três vinhos tannat, trazendo um equilíbrio de acidez, mineralidade e doçura. Prelúdio

Outros rótulos degustados foram Prelúdio Barrel Select Tinto (2009), um fabuloso varietal equilibrado, macio, que só é produzido quando as uvas estão em altos níveis de excelência e o saboroso Licor de tannat (2010), que é perfumado e de uma doçura sem igual.

Além deles, Entre Sabores ainda experimentou o Atlantico Sur na versão pinot noir (2014),  e o branco Dom Pascual da casta Viognier, muito agradável, boa acidez, com notas intensas de damasco, frutas tropicais e um floral suave.

Os rótulos da Família Deicas entraram para o rol de indicações de Entre Sabores. Experimente e conte-nos o que achou da recomendação.

Tags:, , , , , , , ,

Categorias: Entre copos, taças e xícaras

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: