A gastronomia interiorana de Brotas

brotasbeer.jpgEngana-se quem pensa que Brotas, cidade do interior de São Paulo que carrega o título de capital da aventura, é destino apenas para os adeptos dos esportes radicais, como rafting, tirolesa e rapel, por exemplo. É também ótima opção para os exploradores de lugares aprazíveis, que comercializam delícias de beber e comer, principalmente no mês de julho quando é realizado o festival gastronômico do município.

Mas fora desse período é bem válido a visita, foi o que Entre Sabores constatou ao passar três dias na cidade. Para que você possa aproveitar bem a faceta gastronômica de Brotas, lembre-se que um turista que se preze deve provar o que a cidade produz. Sendo assim é indiscutível: se vai a Brotas deguste a cerveja artesanal de lá.

A Brotas Beer produz cinco tipos e Entre Sabores recomenda todos, sem exceção. A drystout deixa um delicioso gosto de café na boca, a clássica Pilsen é leve e perfeita pra beber em dias de calor, assim como a weiss, que é feita a partir do trigo, bem refrescante e o sabor passou bem longe da banana! A Red Ale é um caso a parte, robusta, muito saborosa, ganhou nosso coração. Pra fechar a American Pale Ale, a mais recente criação que tem um toque de maracujá delicioso, mas sem deixar de apresentar a potência do lúpulo.

Entre Sabores visitou a Brotas Beer e pôde provar algumas direto dos tonéis, mas essa não é uma rotina da cervejaria. Porém, não se preocupe que os produtos da marca são facilmente encontrados em restaurantes e bares da cidade, inclusive para comprar e levar para casa.

Você a acha na Casa da Cachaça, por exemplo, outro lugar que deve estar na sua lista de onde ir. A loja, que vai muito além das bebidas alcoolicas, funciona como uma espécie de vitrine para os produtores e artistas, pois reúne o que há de melhor feito em Brotas e de outros lugares também.

Cachaças curtidas em tonéis de carvalho, doces caseiros, queijos, massas, embutidos. Você pode ainda pedir pra moer o café, que é cultivado pela família proprietária da loja, depois de prová-lo ao lado do fogão a lenha. Se quiser, adoce-o com rapadura, que está logo ao lado, à sua disposição.

Importante dizer que tudo o que é de comer tem degustação permitida. Além disso, no espaço você encontra lembrancinhas diversas e artesanato local e, melhor, o atendimento dos funcionários e donos é nota 10. Aproveite a receptividade do pessoal e peça dicas de onde comer segundo suas preferências alimentares. Eles ajudam a todos com prazer.

Só delícias pra degustar e comprar na Casa da Cachaça

Só delícias pra degustar e comprar na Casa da Cachaça

Outra dica bacana é conhecer o Brotas Bar. Lugar descolado, com espaço kids, tem decoração voltada para o atrativo principal da cidade, o rafting. Troféus, medalhas e a história local do esporte podem ser encontrados nas paredes, no teto, onde estão suspensos caiaques e até nas mesas: uma delas tem forma de bote.

No cardápio, pinceladas de gastronomia contemporânea surpreendem. Atendimento atencioso, comida boa e um empório com muitas delícias em anexo são motivos suficientes para visitar o local.

A cidade tem uma gama interessante de restaurantes, do italiano ao bistrô de gastronomia contemporânea, passando pelos muitos com comidinha caseira, com pratos bem servidos e preços interessantes. Se for pra petiscar depois de um passeio pelo Parque dos Saltos, Entre Sabores indica comer um peixinho no Mira Rio, eles tem vários tipos no cardápio, assim como experimentar o quibe de tilápia, que para nós foi uma boa surpresa.

 

Tags:, , ,

Categorias: Viagens e passeios

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Brotas: cidade da aventura em momento gourmet | Entre Sabores - 8 de agosto de 2016

    […] >> Dicas do que fazer em Brotas, gastronomicamente falando […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: