Lentilhas para um ano saboroso e de prosperidade

lentilhaProveniente das regiões áridas do Sudoeste Asiático e contemporânea do trigo e da cevada, a lentilha possui 25% de proteína em sua composição, ficando neste quesito atrás apenas da soja entre os grãos. É rica em fibras, nutritiva, fácil de cozinhar, combina bem com várias carnes, entre elas a de porco, e… traz sorte!

Isso é o que diz a sabedoria popular, que prega a utilização da leguminosa na virada do ano justamente para que este seja próspero. Existem algumas versões que explicam essa tal “característica” do grão, uma vem diretamente da Bíblia Sagrada, descrita no livro de Gênesis, especificamente, na história dos gêmeos Esaú e Jacó.

Diz o livro que Jacó pediu ao irmão que vendesse a ele seu direito de primogenitura. Como estava com fome, Esaú aceitou a proposta e recebeu como pagamento pão e um prato de lentilhas. Esse acordo pode ter sido o responsável pelo enriquecimento de Jacó, daí a relação lentilha/sorte.

Outra razão para tal significado é de que a semente se assemelha à moedas e por isso atrai dinheiro. Mas há quem pregue que comer lentilha na virada do ano vai além da questão financeira, pois simboliza fartura, prosperidade, renovação e renascimento.

>>> Leia também:  Romã: uma fruta rodeada por mitos e crendices

A superstição de comer lentilhas na festa de reveillon, que chegou ao Brasil trazida pelos imigrantes italianos, para atrair sorte virou tradição por aqui, e que saborosa tradição. Mas para funcionar acredita-se que ela deve ser a primeira coisa a ser consumida na ceia, nos primeiros minutos do novo ano.

Costume ou superstição, o fato é que lentilha traz seu toque especial à ceia da virada e não custa nada seguir a tradição, certo?

Feliz Ano Novo!

Tags:, , , ,

Categorias: Cultura gastronômica

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Lentilha à moda do chef Mauro Tavares do Black Sheep | Entre Sabores - 29 de dezembro de 2015

    […] >>> Leia mais: lentilhas para um ano saboroso e de prosperidade […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: