Delícias sicilianas do chef Nicoló Ferdico

baccalà taverna 2Entre Sabores traz duas receitas para quem quer inovar nos pratos das festas de final de ano, uma tem cara de petisco outra traz como astro o bacalhau, proteína que combina muito bem com a ceia da virada do ano. Ambas são assinadas pelo chef Nicoló Ferdico, do restaurante Taverna do Chef Nico, que fica em Vinhedo.

Nascido na região da Sicília, na Itália, o chef iniciou cedo na área gastronômica, com apenas 15 anos, em  cozinhas de hotéis e restaurantes. Aos 18 foi para a Califórnia, onde passou por diversos empregos, incluindo de pizzaiolo. De volta à Itália, se especializou na cozinha mediterrânea. Passou pela França, voltou aos Estados Unidos e então aterrissou no Brasil.

Pelo trabalho de divulgar a cozinha siciliana mundo afora, recentemente, Nicoló recebeu certificado de embaixador da cozinha siciliana no mundo, na Expo Milano 2015. Nico foi um dos quatros chefs brasileiros a receber a honraria e o único da região de Campinas.

O no-how do chef é indiscutível, principalmente para quem já provou de sua comida. Agora você pode aproveitar para testar suas receitas em casa e deliciar-se com elas. Boas Festas!

Baccalá Taverna (foto)

Ingredientes

– 6 postas de 100g de bacalhau
– 1 colher de sopa de farinha de trigo
– 1 xícara de vinho branco seco
– 500g de tomate cereja
– Azeitonas verdes e pretas
– 3 colheres de azeite
– 3 colheres de sopa de farinha de rosca temperada

Modo de preparo

Passar as postas de bacalhau em farinha de trigo e selar dos dois lados até corar. Reserve. Em uma panela, refogue a cebola e o tomate cereja. Quando estiverem derretendo, deglaceie com o vinho branco e, ao final, acrescente as azeitonas. Distribua o molho sobre as postas e leve ao forno para assar por 15 minutos a 180 graus. Retire do fogo, acrescente a farinha de rosca e gratine por mais 3 minutos. Sirva acompanhado de arroz ou legumes cozidos.

Bocconcini Taverna boccontini taverna

Ingredientes

– 6 fatias de presunto cru
– 6 mussarelas de búfala fresca
– 300 g de tomate cereja
– Uma pitada de páprica doce
– Salsinha, Azeite e orégano a gosto
– Uma colher de sopa de farinha de rosca temperada (sem sal)

Modo de Preparo
Envolver os nozinhos de mussarela de búfala fresca com as fatias de presunto cru. Distribuir em um refratário pequeno junto com os tomates-cereja. Regar com azeite e os temperos. Assar por 10 minutos no forno a 180 graus. Retirar. Distribuir a farinha de rosca e gratinar por mais 3 minutos.  Servir quente acompanhado de fatias de pão.

Tags:, , , , , , ,

Categorias: Especial do Chef

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: