Gastronomia é muito mais do que cozinhar e comer

wpid-img_20150920_142912.jpgÉ extensa a bagagem cultural relacionada à alimentação de uma sociedade, que pode ter suas prescrições, proibições, técnicas e, sobretudo, significados, desvendados por meio da análise de um simples prato.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO), as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, como as relacionadas à gastronomia, inclusive, – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural, são consideradas patrimônio imaterial.

Por isto não são raros os estudiosos que defendem a gastronomia como uma arte e um patrimônio cultural imaterial, de construção social e que revela repetidamente a cultura em que cada um está inserido.

O tema vem sendo abordado há anos por antropólogos, sociólogos e historiadores que estudam os hábitos alimentares, mas ganhou mais notoriedade recentemente com a campanha Eu como Cultura, liderada pelo Instituto Ata, do renomado chef Alex Atala.

>>> Saiba mais sobre o movimento Eu como cultura

A ideia é pressionar a Câmara dos deputados a votarem o PL 6562/2013 para incluir a gastronomia brasileira como segmento beneficiário da política de incentivo fiscal, ou seja que projetos neste setor possam utilizar a Lei Rouanet.

No entanto, mesmo o projeto tendo sido apresentado em 2013, a proposta ainda está transita vagarosamente pelas comissões do Congresso e agora aguarda parecer do Relator na Comissão de Finanças e Tributação (CFT). na Comissão de Cultura a PL foi aprovada por unanimidade em julho deste ano.

A PL deve passar ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania. Como se vê, o caminho para que a gastronomia seja considerado oficialmente cultura é longo. Entre Sabores irá continuar acompanhando essa tramitação para informar seus internautas e seguir com sua ideologia: a de que gastronomia é cultura. É muito mais do que os atos de comer e cozinhar.

Tags:, , , , ,

Categorias: Cultura gastronômica

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: