Moquém: comida verdadeiramente capixaba em Jaguariúna

Moquémrestaurante.jpgJaguariúna acaba de ganhar um belo lugar para ir com toda a família. É o Moquém Restaurante, que foi inaugurado recentemente com potencial para atender com qualidade toda a Região Metropolitana de Campinas. Dono de um ótima infraestrutura, onde cada detalhe foi pensado  –  desde o amplo espaço kids, que pode ser visto de todos os cantos da casa, até diferentes ambientes para agradar um público variado – o restaurante traz um vasto cardápio, boa parte dele baseado na culinária capixaba, estado de onde vem as proprietárias.

Mas antes de falar da comida, uma pergunta: você sabe o que é Moquém? Trata-se de uma palavra tupi, cujo significado é local para cozer lentamente na terra, uma técnica culinária tradicional indígena que está muito presente nos pratos típicos do Espírito Santo.  Segundo a pesquisadora da História da Gastronomia, doutora em História Social/UFRJ, professora do Departamento de História da Ufes, Patrícia Merlo, o moquém capixaba é a panela de barro, aquela mesma em que se prepara a famosa moqueca.

A moquequinha versão individual é bem servida

A bem servida moquequinha (versão individual)

Como não poderia deixar de ser, Entre Sabores o escolheu por ser prato mais característico do estado. Menos gorduroso, ele é bem diferente do feito na Bahia, pois não leva azeite de dendê e leite de coco. O peixe é cozido sem pressa em seu próprio caldo temperado com tomates, cebolas, azeite, coentro e cebolinha, entre outros ingredientes, e vem à mesa fervilhando na panela de barro. As sementes de urucum conferem a cor avermelhada à saborosa iguaria. Você pode pedi-la em porção individual, que tem um bom tamanho, acompanhadas por torradas (guarnições são pedidas a parte) ou para toda a família.  Vale muito experimentar.

Um detalhe interessante é que as delícias servidas são preparadas por mãos capixabas. Segundo Juliana Pagani, uma das proprietárias do restaurante, vários funcionários vieram do Espírito Santo especificamente para trabalhar no Moquém, que é a segunda casa da família. A primeira é o Malabares Restaurante, que fica em Vitória.

Ostras frescas vindas de Vitória

Ostras frescas vindas de Vitória

Além dos peixes, chamam atenção a variedade de frutos do mar presentes no cardápio vindo direto da capital capixaba. Alguns deles, no entanto, não serão constantemente servidos, porque dependerão de disponibilidade de entrega, é o caso das ostras frescas que foram oferecidas pelo garçom de mesa em mesa no dia da inauguração.

O cardápio ainda apresenta outras opções para quem prefere carnes vermelhas e aves, por exemplo, ou quer apenas petiscar no happy hour. Tudo pode ser acompanhado por cervejas diversas entre elas Baden Baden, ou por uma bem selecionada carta de vinhos – que traz opções perfeitas para harmonizar com os pratos da casa.

Serviço
Moquém Restaurante
Rua José Alves Guedes, 1332 – Jd São João – Jaguariúna
Telefone: (19) 3937-4018
Horário de funcionamento: terça a sexta feira das 11h às 15h para almoço. Quintas e sextas feiras a partir das 18h para o jantar, dias em que também tem happy hour – das 18h às 20h – com chope Devassa duplo. Aos sábados das 11h às 23h e aos domingos das 11h até às 16h
http://www.restaurantemoquem.com.br

Tags:, , , , , ,

Categorias: Entre Sabores experimentou

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

4 Comentários em “Moquém: comida verdadeiramente capixaba em Jaguariúna”

  1. elbert
    12 de setembro de 2015 às 10:09 pm #

    Restaurante até que é bom mais o problema que os funcionários não estão bem instuidos hoje fui jantar com a minha esposa e ela perguntou para o garçom se a sobremesa estava inclusa ele disse que sim então paguei a conta e depois veio a sobremesa comemos e saimos para nossa surpresa o garçom veio atras de nos falando que tinha aberto uma nova conta o mesmo que já tinha dito que a sobremesa estava inclusa paguei por uma informação mal dada como foi a primeira vez que fui ao restaurante e diz o ditado que que a primeira impressão é que fica por tanto não volto mais neste lugar e também não indico ninguém sinto muito mais este restaurante tem tudo para não dar certo

    • 22 de setembro de 2015 às 10:39 am #

      Olá Elbert! Vou encaminhar suas queixas para as proprietárias. Agradecemos o compartilhamento de sua opinião aqui no Entre Sabores.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Gostosuras e travessuras no Moquém – BLOG MARIA BABONA - 27 de outubro de 2016

    […] Campinas entre sabores […]

  2. Restaurante Moquem Jaguariúna - Fica a Dica - SeEUfizVCfaz - 3 de novembro de 2016

    […] Campinas Entre Sabores […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: