Uma visita ao Sal Gastronomia do chef Henrique Fogaça

nhoquecomragudejavali.jpgPor Érika Soares

Se você pensa que o Sal Gastronomia é um restaurante chic, cheio de frescuras, está completamente enganado. Entre Sabores foi conhecer o espaço que pertence ao chef Henrique Fogaça, conhecido nacionalmente por conta do programa MasterChef Brasil, e afirma: o lugar é descolado, sem firulas, mas com uma gastronomia de alta qualidade.

Ainda na porta uma surpresa:  encontrar o próprio Fogaça, vestido de dolmã e indicando a entrada, que é diferente para não dizer confusa, pois é preciso percorrer um corredor lateral para achá-la. Restaurante cheio, nenhuma mesa disponível. Chegar sem reserva é arriscado, mesmo no almoço de segunda-feira.

O restô apresenta opções diversas de entradas, principais e sobremesas, com carnes variadas e também pratos vegetarianos. Apesar do cardápio ser enxuto, pode ser um pouco difícil escolher o que comer já que a fama dos pratos precede a visita.

pratos do Sal Gastronomia.jpg

A decisão foi não repetir os pedidos para que fosse experimentado o maior número de delícias possível. Para abrir os trabalhos, a opção foi pela cerveja que leva o nome do chef: Fogaça uma American Pale Ale (APA), de alta fermentação feita com maltes caramelizados e lúpulo americano, com complexo amargor, aroma cítrico e cor âmbar. Um fato bem interessante de ser destacado é que essa cerveja é produzida pela Dortmund, cervejaria instalada em Serra Negra, cidade da Região Metropolitana de Campinas.cerveja Fogaça.jpg

Entre um pedido e outro, pausa para observar o chef, que ora trabalha na cozinha envidraçada, ora anda pelo salão cumprimentando os clientes e, paciente, tira fotos com cada um deles.

De volta ao que interessa: as entradas ficaram a cargo do siri mole com crosta crocante e a porção de queijo coalho com melado e uvas verdes, que são muito saborosas, mas dependendo do apetite da pessoa podem ser consideradas pequenas.

Já os pratos principais se apresentaram mais robustos e todos foram aprovados com louvor. O nhoque de mandioquinha com ragu de javali é surpreendente. A começar pela própria massa que é bem leve, tem textura macia e, como é passado na frigideira, tem um dourado lindo. O molho não fica atrás, a carne do javali de sabor marcante confere muita personalidade ao prato.

wpid-20150817_133134.jpgEntre Sabores também experimentou o lombo de cordeiro com aligot – purê de batatas com dois queijos – e molho de vinho do porto com cogumelos. Tudo tão saboroso que não dá pra dizer o que é melhor, as texturas são impressionantes,  entre elas a do aligot que tem uma incrível consistência elástica.

O terceiro prato provado e aprovado foi o acém de 250 gramas, red angus, com batatas crocantes, azeite de ervas e mostarda de dijon. Perfeito!

As sobremesas são bem saborosas também, mas não espere apresentações de encher os olhos, elas vem mesmo é para agradar o palato. Das três pedidas, a de brigadeiro com sorvete paçoca e farofa de castanha venceu por unanimidade como a melhor degustada na ocasião.

brigadeiro com sorvete de paçoca.jpg

Sobremesa eleita: brigadeiro com sorvete de paçoca

Para aproveitar tudo isso prepare o bolso, porque um almocinho no Sal Gastronomia não sai barato não, pelo menos se você quer experimentar essas iguarias. A casa oferece opções de executivo, com valor mais em conta, mas quem resiste a provar os pratos assinatura do chef Henrique Fogaça?

Serviço

Sal Gastronomia
Rua Minas Gerais, 352, Higienópolis, São Paulo
Telefone (11) 3151-3085
Funcionamento: durante a semana, no almoço de segunda a sexta das 12h às 15h, no jantar não abre de segunda, de terça e quarta das 20h às 23h30, de quinta e sexta 20h às 0h.
Aos sábados, almoço das 12h às 18h e jantar das 20 às 0h. No domingo não há expediente.

Tags:, , , , , , , , ,

Categorias: Entre Sabores experimentou

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: