Polenta cremosa a bolonhesa na pressão, do chef Albano

polenta cremosaPolenta é uma das comidas mais representativas da Itália no Brasil. Está presente na mesa de boa parte dos brasileiros e é fácil encontrá-la no cardápio dos restaurantes. Fazê-la em casa não é difícil, mas é preciso observar alguns detalhes para que saia perfeita.

Para ajudá-lo(a) nesta tarefa, Entre Sabores traz a receita de especialista em gastronomia Italiana, que chegou em Campinas vindo do Sul do país, onde atuou por quase 10 anos. O chef Juliano Albano é formado pelo Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF) em Costigliole D’Asti, Piemonte, Itália, e vem atuando na cidade como consultor gastronômico, na criação de cardápios, treinamento, desenvolvimento de mídia, e food styling.

Confira a receita de Polenta cremosa a bolonhesa na pressão:

Ingredientes

1 copo de fubá mimoso

5 copos de água

3 colheres de sopa de manteiga com sal

1 copo de queijo minas padrão ralado

1 colher de chá de açúcar

1 colher de sopa rasa de sal

Pimenta do reino moída na hora a gosto

Bolonhesa:

500g de patinho moído

1 cebola grande picada

3 dentes de alho picados

1 ½ copo de água

1 xícara de leite integralchef Juliano Albano

½ copo de azeite de oliva

3 latas de tomate pelado

3 colheres de sopa de extrato de tomate

Duas colheres de sopa de açúcar refinado

Uma colher de sopa de sal

Manjericão e salsinha picada a gosto

Modo de Preparo:

Frite a cebola e o alho com a metade do azeite, deixe dourar bem. Quando estiver seco e começando a queimar, jogue meio copo de água, espere a água evaporar por completo e repita este processo mais duas vezes (isso vai garantir que a cebola caramelize totalmente, fique mais saborosa e adquira a coloração castanha desejada).

Quando a cebola estiver no ponto certo adicione a carne, o açúcar, o sal e o restante do azeite. Mexa de vez em quando para que a carne cozinhe por igual, e quando o liquido dela secar e ela começar a fritar adicione o leite, a folha de louro e mais uma vez espere secar. Por fim, adicione o tomate pelado e o extrato, acerte o sal, mexa bem e cozinhe em fogo baixo por no mínimo dez minutos. Finalize com a salsa picada e as folhas de manjericão.

Enquanto o bolonhesa fica no fogo, inicie o preparo da polenta. Numa panela de pressão, coloque a manteiga, o sal, o açúcar a pimenta, a água e espere esquentar. Quando a água estiver quase fervendo, acrescente aos poucos o fubá mexendo sem parar para não empelotar (caso crie algum grumo, com o auxílio de um mixer fica fácil de deixar a polenta bem lisinha).

Tampe a panela, espere começar a pressão, e a partir daí marque 5 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo e quando for servir abra a panela e acrescente o queijo à polenta. Mexa bem até ficar homogêneo e ela está pronta.

Sirva como quiser, juntos ou separados num prato ou numa travessa, a receita fica uma delícia e é perfeita para os dias frios.

Tags:, , , , ,

Categorias: Especial do Chef

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: