Quintal da Cachaça leva bebida e história até você

cachaca_ Em 21 de maio é comemorado o dia de uma das mais típicas bebidas alcoólicas brasileiras: a cachaça. Para comemorar, nada melhor do que falar sobre um serviço que entrega mês a mês na casa de seus assinantes não apenas a “caninha” feita artesanalmente e de qualidade, mas também a história da região onde é produzida. Trata-se do Quintal da Cachaça, um clube de assinaturas, instalado em Campinas, mas que serve todo o país.

Todo mês uma nova marca é a estrela do site. Em maio, quem brilha é a Nova Aliança, que é proveniente de um dos redutos produtores de cachaça mais tradicionais do Brasil: Salinas, Minas Gerais. “Essa é nossa primeira seleção mineira e de Salinas e ela tem uma história bacana. Basicamente, Salinas ganhou tal fama graças a três marcas de cachaça (e seus produtores): Havana, Canarinha e Indaiazinha. Todas elas começaram a ser produzidas entre as décadas de 1940 e 1950. A Nova Aliança é produzida pela mesma família que sempre produziu a Indaiazinha e tem uma tradição muito forte”, explica Giuliana Wolf, jornalista e uma das idealizadoras.

Entre os objetivos do clube de assinaturas está simplificar a vida de quem é apreciador da cachaça e também ajudar os produtores artesanais a divulgarem nacionalmente a bebida que elaboram. “Pensamos no pequeno produtor, que em geral não tem como viabilizar sua divulgação e distribuição. Possibilitamos, então, que a cachaça dele chegue até novos apreciadores, que acabam conhecendo um mundo de sabores a um preço justo, até então de difícil acesso”, explica Roque Wolf, sócio do empreendimento.

Outro propósito do Quintal é oferecer é formar cachaciers, explicando aos assinantes as peculiaridades de cada rótulo entregue e o porquê dele ser especial. “A cachaça pode ser envelhecida em mais de 30 tipos de madeira, sendo que cada uma delas dá uma textura, cor e sabor diferentes”, comenta o terceiro idealizador do clube, Thiago Tavares, o que explica o motivo de ser tão importante dar referências sobre cada cachaça.

Sobre a assinatura

O serviço oferece a entrega de duas garrafas de cachaça artesanal, uma prata e uma ouro, em tamanho long neck e o valor mensal da assinatura é de R$ 59,90. Elas vêm acompanhadas por dois cartões postais: um com a história da cidade/região onde a bebida é produzida, e outro com a história do alambique e uma análise sensorial feita pelo especialista Leandro Marelli, que desenvolveu pesquisas sobre Tecnologia de Bebidas e Controle de Qualidade e Bebidas Alcoólicas na USP.

Para ser escolhida pelo clube de assinaturas, a cachaça deve obedecer os critérios do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para o setor. Por exemplo, elas devem ser produzidas por alambiques registrados no MAPA, possuírem graduação alcoólica entre 38% vol. a 48% vol. A 20°C e que tenham no máximo 6g/L de açúcares.

Atualmente, o Quintal da Cachaça está presente em 16 estados brasileiros. As assinaturas devem ser feitas no site http://www.quintaldacachaca.com.br

 

Tags:, , , , ,

Categorias: Entre copos, taças e xícaras

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Receba em casa o que você mais curte em gastronomia | Entre Sabores - 6 de fevereiro de 2017

    […] caso da Hop Hunters, que já foi pauta do Entre Sabores. Quem também foi assunto por aqui foi o  Quintal da Cachaça. Ambos entregam mensalmente aos seus assinantes bebidas garimpadas pelo Brasil afora. Mas os […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: