Um passeio por comidas típicas da Itália no Duo Bruschetteria

duo_giroditaliaPor Érika Soares
Foto Alberto Hardt

Pratos que causam emoção, que remetem aos bons tempos da infância, da comidinha de mãe e de avó. Foram essas as sensações sentidas quando a primeira colherada chegou à boca durante a degustação promovida recentemente pelo Duo Bruschetteria e Bottega para apresentar à imprensa o seu festival Giro d’Italia, que já está em curso e que a cada mês – até dezembro – trará uma comida típica de uma região italiana.

O prato de maio é uma, primorosamente executada, sopa de feijão com macarrão. Não subestime sua simplicidade, que vem de uma receita típica do Vêneto, porque ela é capaz de mandá-lo numa viagem ao passado, de despertar memórias gustativas, de trazer aconchego.

A delícia que estreou a maratona gastronômica, servido no mês de abril – uma pena que já passou – causou exatamente o mesmo impacto.  Típica da região Friuli-Venezia Giulia, o Toc in Braide é uma polenta mole com creme de queijos, aspargos e linguiça de javali. Um prato capaz de aquecer o coração.

A partir dessas duas experiências, é muito provável que as próximas preparações venham com esse mesmo toque “comfort food” – pelo menos para quem descende de italianos e cresceu saboreando as comidas típicas de lá. Junho trará um prato da região Emiglia-Romana; julho, da Toscana e assim por diante, até terminar em dezembro na Sicília (Veja todo o trajeto abaixo).

De acordo com o chef-executivo do restaurante Erick Alsaro, apesar de já estarem sendo testados, os pratos serão definidos a cada mês, respeitando a sazonalidade dos ingredientes. “Também podemos mudar de ideia de receita durante o caminho, por isso não quisemos definir o cardápio todo. É que nem em viagem de férias, não pode ter tudo tão pré-definido, senão fica chato”, brinca.

Porque Giro d’Itália

Giro d’Italia é o nome de em uma das mais importantes provas do ciclismo mundial.  Inspirada nesta corrida, que percorre 3.486 quilômetros pela terra da bota, o Duo Bruschetteria preparou um itinerário de Norte a Sul daquele país com objetivo de mostrar a cultura gastronômica de cada região.

“Resolvemos fazer uma homenagem a essa gastronomia tão rica e diversa que é a italiana e pegar carona no Giro d’Italia, brincando com o fato de ser uma maratona, que tem uma rota definida”, comenta Alsaro. “Nosso trajeto não é uma recriação do Giro deste ano, é só uma brincadeira. Nós começamos no Norte, com as receitas que combinam mais com o frio, descendo até o Sul, com receitas mais leves, que combinam mais com o verão que temos no final do ano”, explica.

Serviço
Giro d’Italia DUO
DUO Bruschetteria e Bottega
Até dezembro
Rua Gustavo Enge, 48 – Cambuí
De terças a quintas, das 18h30 ás 00h, sextas e sábados, das 18h30 à 01 e domingos (almoço), das 12h às 16h. Os preços dos pratos vão variar de R$ 29 a R$ 59.

Programação

#Maio – Vêneto
#Junho – Emilia-Romana
#Julho – Toscana
#Agosto – Umbria
#Setembro – Marche
#Outubro – Lazio
#Novembro – Calábria
#Dezembro – Sicília

Tags:, , , , , , ,

Categorias: Cultura gastronômica

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: