Taverna do Chef Nico: autêntico “Ristorante” Siciliano em Vinhedo

wpid-cymera_20150414_095703.jpgTexto e fotos Érika Soares

Em meio a tantas opções de restaurantes na Região Metropolitana de Campinas, a Taverna do Chef Nico traz, verdadeiramente, os sabores da Sicília para serem apreciados pelos moradores da região.

Localizado na Avenida Independência, uma das mais conhecidas de Vinhedo, o espaço tem, além de boa massa servida fartamente nos pratos principais, um clima italiano na decoração e, especialmente, no atendimento já que o proprietário e chef do restaurante transita entre o salão e a cozinha conversando descontraidamente com os clientes com seu forte sotaque da terra da Bota.

A descoberta deste lugar foi proporcionada pela participação do Chef Nico no evento Adacamp Food Park, que despertou a curiosidade dos visitantes com seu delicioso cannoli de creme de ricota com gotas de chocolate. A confirmação de que era preciso visitá-lo veio na sequência com sua estreia no Campinas Restaurant Week, festival que vai até dia 19 de abril.

Para quem acha que é longe, a primeira dica: vale a pena rodar alguns quilômetros para conhecer e ter momentos de prazer à mesa. E já que o festival está em curso, ao chegar no restaurante a opção foi experimentar o menu escolhido pelo chef para o evento.

Involtini di melanzane, opção perfeita para os vegetarianos

Involtini di melanzane, opção perfeita para os vegetarianos

De entradas arancini alla siciliana (bolinhos de arroz típicos da Sicília, recheados com carne, ervilha, mozzarella e parmesão, empanados e fritos), que vem acompanhado por molho de tomates da casa e a espetacular mozzarella in carrozza: camadas de mozzarella fresca, pão e manjericão, empanados e fritos. O conjunto é regado por um sensacional, que consegue ao mesmo tempo ser marcante e sutil, embora haja anchovas anchovas e alcaparras em sua composição. “As anchovas entram apenas para dar o toque salgado, porque não colocamos sal no molho”, explica o chef Nicoló Ferdico, mas conhecido como Nico.

Para os pratos principais duas opções deliciosas: Involtini di melanzane, uma massa cabelo de anjo ao molho de tomates frescos, manjericão e queijo parmiggiano, envolta em finas fatias de berinjela frita, finalizado com molho bechamel e um toque de pesto, uma opção perfeita para os vegetarianos;  e o Fettuccine alla Taverna, que arrancou suspiros durante sua degustação. A massa fresca da casa é servida com ragu de três carnes (bovina, suína e de vitela) com um toque de creme de leite fresco, parmigiano e manjericão (primeira foto).

Há também duas sugestões de sobremesa no menu do Restaurant Week,  mas a paixão pelo cannoli siciliani é tanta que o tiramissu ficou para a próxima visita, que já tem inclusive um prato escolhido: Fetuccine ao molho de Brana Padano, um queijo típico da Itália, onde a massa é finalizada dentro da peça de queijo e no meio do salão. Bom para aguçar a vontade de quem acaba de chegar e até de quem já comeu.

Mozzarell in carozza, arancini e cannoli, a verdadeira gastronomia siciliana em Vinhedo

Mozzarell in carrozza, arancini e cannoli, a verdadeira gastronomia siciliana em Vinhedo

Ao final da farta refeição, o chef juntou-se mesa e contou que está no Brasil a cerca de três anos e seu estabelecimento é um dos 83 restaurantes reconhecidos pelo governo da Itália como promotor da verdadeira cozinha italiana no Brasil.

“Para conseguir reproduzir a típica comida siciliana, preciso importar de lá 65% dos ingredientes que uso na minha cozinha”, conta o chef. Entre eles está os tomates pelados usados no molho, que diga-se de passagem é sem igual.

Sobre o festival chef Nico explica que os pratos do menu são fiéis aos servidos na casa em qualquer ocasião. “Não reduzimos a porção e não inventamos o que não existe no cardápio, porque a ideia é que o cliente tenha a verdadeira experiência que oferecemos aqui no restaurante”, conclui.

Mais uma dica, agora para fechar, vá com fome, porque os pratos são realmente fartos.

Serviço
Taverna do Chef Nico
Avenida Independência, 5879, Res. Aquário, Vinhedo
Telefone: (19) 3826-1042
Menu do Restaurant Week disponível apenas para o jantar por R$ 50,90 , já incluso R$ 1 de doação para o Instituto Paulo Freire.
Até dia 19 de abril.
Horário de funcionamento: 3ª Feira a 5ª Feira das 19h às 22h30, 6ª Feira das 19h às 23h30, Sábado das 12h às 16h e das 19h às 23h, Domingo das 12h às 16h.

Tags:, , , , , ,

Categorias: Entre Sabores experimentou

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Últimos dias de Campinas Restaurant Week | Entre Sabores - 17 de abril de 2015

    […] experiência é fantástica neste restaurante e Entre Sabores já registrou aqui. Leia o post e instigue-se com a autêntica comida siciliana do chef […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: