Celebre o dia de Reis com Galette des Rois da Maria Antonieta

galette de rois

Por Érika Soares

Nesta terça-feira, 6 de janeiro, é dia de desmontar a árvore, retirar as luzes e enfeites natalinos e também comer delícias que remetem aos Reis Magos. Em diversos lugares do mundo, o dia de reis é celebrado com delícias doces que, quase sempre, possuem dentro delas objetos que representam prosperidade a quem a encontrar.

Em Portugal, por exemplo, um bolo de reis (que tem forma de coroa e frutas cristalizadas e frutas secas simbolizando as joias que a enfeita) traz uma fava – quem encontrar terá sorte no ano e pagará o bolo do próximo dia de reis – e uma prenda, que representa riqueza a quem achar.

No Brasil, a tradição chegou pelas mãos dos portugueses e em cada cantinho do país os sabores comemorativos de reis têm suas peculiaridades. A folia de Reis, presente em cidades de Minas Gerais e São Paulo, por exemplo, é uma das principais manifestações folclóricas por aqui e também apresenta comidas características.

>>> Leia mais sobre folia de reis e suas comidas típicas

Já na França, o costume desta data é degustar a “Galette des Rois”, uma delícia feita de massa folheada recheada com creme de amêndoas. Seguindo a tradição daquele país é preciso colocar um pequeno Rei Mago de porcelana dentro do recheio, quem o achar deverá usar uma coroa durante todo o dia e todos os amigos e familiares devem obedecê-lo.

A pedido de Entre Sabores, o chef Mateus Matana da Maria Antonieta oferece aos internautas sua receita dessa autêntica delícia francesa. A Galette des Rois recheada de creme frangipane, e também de outros sabores, pode ser degustada na boulangerie, que fica na Rua Coronel Quirino, 1239, Cambuí, em Campinas.

Confira a receita:

Galette des Rois

Massa Folheada Invertida

Ingredientes:

– 480 gramas Manteiga

– 24 gramas de farinha de trigo

– 480 gramas Farinha de trigo

– 20 gramas de Sal

– 280 ml de água

– 180 gramas de manteiga

Modo de preparo

Misture em um bowl as primeiras quantidades de manteiga e farinha até incorporar. Com a ajuda de duas folhas de papel manteiga e um rolo de massa faça um retângulo com esta primeira massa. Refrigere por 25 minutos.

Incorpore os outros ingredientes sovando sobre uma mesa apenas até estarem 100% incorporados, refrigere por 25 minutos.

Faça da segunda massa um retângulo com a metade do tamanho do retângulo da primeira massa. Coloque o sobre o retângulo da primeira de forma que seja possível envolver a segunda massa. Refrigere com mais 25 minutos.

Repita 4 vezes o procedimento a seguir na ordem: Esticar a massa até ser possível dobra-la em três partes, resfriar novamente por mais 25 minutos.

Após o procedimento das dobras, a massa já pode ser aberta e cortada para a galette des rois.

Creme Frangipane  

Ingredientes

180 gramas de Farinha de amêndoas 0,180

20 gramas de Farinha de trigo

20 gramas de açúcar

120 gramas Manteiga

80 ml Ovos

Modo de preparo

Incorpore todos os ingredientes em um bowl e reserve na geladeira por pelo menos uma hora antes de usar.

Montagem

Abra a massa folhada invertida com a ajuda de um rolo de massa. Corte dois discos de massa do tamanho que desejar sua galette. Coloque o recheio de frangipane em um dos dicos com 2 a 3 cm de altura deixando uma borda de 2 cm na qual deve se pincelar ovo para grudar bem no disco de cima.

Pincele ovo por cima, e faça riscos com uma lâmina de padeiro ou uma faca afiada do centro para as bordas, se tiver mais pratica, use sua criatividade. Asse por 30 a 40 minutos em fogo médio, a massa deve ficar bem dourada.

Tags:, , , , , ,

Categorias: Cultura gastronômica

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: