Para bem aproveitar tudo o que as castanhas têm de melhor

castanhasvariadasPor Érika Soares

Os mais variados tipos de castanhas estão cada vez mais presentes na alimentação, em pratos salgados, doces ou como petiscos. Embora tenham propriedades nutricionais excelentes, é preciso ter alguns cuidados para aproveitar todos os seus benefícios e não transformar algo que é bom em malefício para a saúde.

Para esclarecer dúvidas sobre o assunto, Entre Sabores conversou com a chef em alimentação natural e culinária artística viva, Cléo Martins, do espaço Gourmet da Horta, de Campinas, que também é conselheira em educação da saúde através do Sprout Raw Food em Roswell, Georgia, Estados Unidos.

Na oportunidade, ela passou informações importantes para o melhor aproveitamento das castanhas, falou sobre as suas propriedades nutricionais para o corpo e dicas de como escolher, preparar e armazenar os frutos. Confira:

Entre Sabores: Quais são os benefícios para o corpo humano com a ingestão de castanhas?

Cléo Martins: As castanhas são frutos oleaginosos e são famosos pelas suas calorias, no entanto são calorias carregadas de valor nutricional. De um modo geral são ricas em Vitamina C e do completo B, gorduras do bem (monoinsaturadas e poli-insaturadas) e minerais. Por exemplo: As nozes são ricas em Vitamina E, potássio e proteína vegetal;As castanhas-do-Pará, também conhecidas como castanhas-do-Brasil são ricas em selênio – indicado para pessoas com problemas de tireóide, além de magnésio e o ácido graxo ômega 3;As avelãs e amêndoas são ricas em potássio e vitamina E, e contêm boas quantidades de cálcio.

ES: O que as pessoas devem observar na hora de consumi-las, quais não são indicadas para comer sempre e por quê?

Chef Cléo Martins

Chef Cléo Martins

CM: Apesar de muito saudáveis, as castanhas devem ser consumidas com moderação pois, além do valor calórico, em excesso podem tornar-se tóxicas. A título de exemplo, a castanha-do-Pará pode e deve ser consumida diariamente, porém o máximo de 2 unidades. Ao exceder a quantidade, podemos nos intoxicar e sentir cansaço, irritação, unhas e cabelos frágeis e com queda acentuada, dentre outros sintomas.

ES: Explique a importância de deixá-las de molho antes do consumo e qual é o tempo e forma corretos de fazer isso?

CM: Na Alimentação Viva, o processo de deixar a castanha ou outra semente de molho é conhecido como “germinação”. Germinar é uma forma de “acordar a semente”. Ao colocá-la na água, inicia-se o processo de liberação de todas as substâncias que permitirão a semente germinar. Neste processo, os nutrientes tornam-se mais digeríveis, causando menos gases.
Ricas em enzimas, as sementes germinadas têm seu valor nutritivo potencializado em até 20 mil vezes. Cada semente tem um tempo diferente de germinação, variando entre 4 horas para o gergelim e 24 horas para as amêndoas. Via de regra, tente organizar sua rotina para deixá-las germinando por 12 horas, ou seja, lave-as muito bem, coloque-as em água filtrada à noite e utilize-as pela manhã.

ES: As castanhas que já compramos temperadas apresentam riscos para a saúde? Qual sua recomendação?

CM: Desde que compradas em fornecedores confiáveis, não apresentam riscos à saúde, mas sempre que possível devemos dar preferẽncia às castanhas cruas e, se desejarmos, temperá-las em casa, após a germinação e eliminação das toxinas.

ES: O que a pessoa deve observar na hora de comprar?

CM: Ao comprá-las embaladas, além da data de validade, que deve estar bem longe do seu vencimento, devemos dar preferência às embalagens vedadas e opacas, pois a luz deteriora as propriedades das castanhas. Ao comprá-las a granel, devemos primeiro confiar no fornecedor e então observar o aspecto brilhante, fresco e livre de odores.

ES: Qual a melhor forma de armazenamento?

CM: Em casa devemos mantê-las na geladeira. Se comprar uma grande quantidade, mantenha-as no freezer por até um ano.

Serviço

Cléo Martins
Chef em Alimentação Natural e Viva
Telefones: (19) 9 9955 8557 (vivo) e 3291 5244
http://www.gourmetdahorta.com.br

Tags:, , , , , , , , , , , ,

Categorias: Comer sem culpa

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: