Aprenda a fazer o Machu Picchu da Chef Manu Delatorre

Cayena Bistro - Machu Picchu - leveDias quentes pedem pratos mais frescos. Neste sentido, Entre Sabores traz uma sugestão de uma preparação saborosa e leve, com ingredientes saudáveis, assinada pela chef Manuella Delatorre, do Cayena Bistrô de Campinas.

Ela, que define sua culinária como contemporânea, procura renovar o cardápio de seu restaurante de acordo com a sazonalidade dos produtos, respeitando o tempo certo dos ingredientes a serem usados em sua cozinha. E já que a primavera deste ano está com cara de verão, a dica da chef é  ir de peixe,  que ganha disparado das outras proteínas animais no quesito frescor.

Chamado pela chef de Machu Picchu, o prato traz lombo fresco de namorado com crosta de quinoa acompanhado de risoto de palmito de Pupunha e alho poró. Manu explica que o namorado pode ser substituído por outros peixes brancos, como o robalo, pescada amarela, pescada cambucu, etc. Confira abaixo a receita e mãos à obra:

Machu Pichu

Ingredientes

Para o namorado crostado:
150 g de lombo fresco de namorado ( ..)
20 g de quinoa ( em grãos) cozida e levada ao forno para secar e ficar crocante
Óleo de canola – 40 ml
Sal – a gosto
Pimenta do reino moída na hora – a gosto

Para o risoto :
Arroz arbóreo – 50 g
Vinho branco – 40 ml
Caldo de legumes – 150 ml
Palmito de Pupunha fresco – 20 g
Alho poró ( parte branca) – 20 g
Parmesão – 20 g
Manteiga -25
Salsinha finamente picada- 1 pitada
Sal – a gosto
Pimenta branca em grãos – a gosto

Preparo do peixe
Temperar o lombo fresco com sal e pimenta do reino moída na hora .
Colocar a quinoa em um prato e fazer uma crosta no peixe pressionando- o contra a quinoa pelo lado de onde foi retirado a pele do peixe ( caso goste da pele pode- se fazer a crosta sobre a mesma.
Aqueça uma frigideira anti aderente, coloque um fio de óleo e sele o peixe pelo lado da crosta. Vire o peixe e deixe mais um 1 minuto. Pré- aqueça o forno a 250 ºC durante 15 min,diminua para 200º e leve o peixe ao forno durante 10 minutos .

Cayena Bistrô chef Manuella Delatorre

Chef Manuella Delatorre, do Cayena Bistrô

Preparo do risoto:
Refogue a cebola picada no azeite . Coloque um ramo de tomilho e coloque o arroz arbóreo. Dê uma leve refogada no arroz até ele chiar na panela, neste momento acrescente o vinho branco, mexa suavemente até que o liquido evapore. Depois acrescente o çaldo de legumes pouco a pouco, mexendo sempre. Quando faltar 1/3 do liquido ara acrescentar, adicione o alho poró fatiado e o palmito em cubinhos. Adicione o restante do caldo sempre aos poucos , ao final acrescente a manteiga e o parmesão sem parar de mexer ( mexer suavemente para deixa- lo çremoso sem que os grãos se desfaçam. No final acrescentar sal a gosto e colocar uma pitada de salsinha picada finamente.

Montagem:

Montar em um prato de sopa o risoto e sobre ele ao centro o lobo de peixe com a crosta para cima.

Sobre Manuella Delatorre

Apaixonada por viagens desde criança, chef Manu decidiu-se por estudar hotelaria como forma de conhecer o mundo. No trajeto, acabou encantando-se por gastronomia, o que a levou a fazer o curso Cozinheiro Chef Internacional e, posteriormente, cursar pós-graduação na Escola Universitária de Hotelaria e Turismo de San Pol del Mar (EUHT), na Espanha.

Essa experiência está retratada no cardápio do Cayena Bistrô, aberto em 2010, cujos pratos possuem influências latinas e mediterrâneas, aliadas à gastronomia brasileira. Antes de abrir seu restaurante, ela passou por espaços gastronômicos consagrados como o D.O.M de Alex Atala, onde atuou na área de eventos.

Serviço

Cayena Bistro
Rua Capitão Francisco de Paula, 264, Cambuí
Reservas: (19) 3395.3141
http://www.cayenabistro.com.br

Tags:, , , , , , , ,

Categorias: Especial do Chef

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: