Feijão fradinho: uma delícia recheada de história

feijao fradinhoPor Sandra Mian*

Feijão fradinho tecnicamente não é feijão, não é da mesma turma que os outros feijões que a gente no Brasil come todos os dias. Ele é mais parente das favas que dos nossos feijões. Sua origem é a África e aonde os africanos entraram, entrou também essa leguminosa. Exemplos: Bahia e sul dos EUA.

Nos EUA há vários pratos usando esse feijão e ele virou um dos símbolos do soul food, da comida dos negros americanos. Tão famoso que deu o nome a um grupo musical, que muita gente conhece – o Black Eyed Peas! Eles fazem um prato em que misturam o arroz com o feijão fradinho e é chamado de Hoppin John – o João Saltador. Dizem que dá sorte comer no Ano Novo.

O fradinho também é popular na Grécia e só que lá é servido com bastante azeite de oliva e suco de limão. No Texas (EUA), o fradinho é escorrido e temperado como salada e é chamado de “caviar texano”.

Já na Bahia, o fradinho é a base do acarajé, símbolo da gastronomia baiana, prato que tem sua contrapartida da África com o falafel – um bolinho de grão de bico ou de favas ou de leguminosas misturadas. Ou seja, acarajé não foi invenção brasileira, já veio quase pronto da África. Ele é Mama África, mas com um toque brasileiro, é claro! Em vários países do Caribe, que também tiveram escravos, faz-se bolinhos de feijão fradinho que são chamados de “akkra”. Levam praticamente os mesmos temperos, principalmente, a cebola na massa.

Uma receita

Cozinhe o feijão com alho e ervas. Depois refogue bastante cebola e alho em azeite, junte cenoura e cogumelos e o feijão escorrido. Coloque um pote de tomates em conserva. Tempere tudo com sal, pimenta vermelha (uma pontinha), pimenta do reino e ervas e deixe ferver em fogo bem baixinho pra tudo pegar gosto. Na hora de servir basta colocar um bom punhado de ervas frescas e regar com muito azeite de oliva e pronto!

* Sandra Mian é engenheira de alimentos, estudiosa dos aspectos antropológicos da alimentação e criadora do Grupo Comida pra Estar de Bem com a vida no Facebook, espaço onde fala de técnicas, receitas e curiosidades do universo gastronômico. O grupo é aberto! Participe!
https://www.facebook.com/groups/240127929523952/

Tags:, , , , , , , ,

Categorias: Cultura gastronômica

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: