Muito sabor na Expoflora, em Holambra

pannekoekTexto e fotos Érika Soares

Nem só de flores, paisagismo e chuva de pétalas vive a Expoflora – maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina – que começou nesta sexta-feira, dia 29, e vai até 28 de setembro, em Holambra. Quem vai apreciar as novidades desse mercado também quer comer bem e, sem dúvida, vai encontrar muitas delícias para degustar durante o passeio.

A cidade é conhecida por sua comunidade holandesa, que está refletida na exposição de várias formas, entre elas a gastronomia. Muitos pratos oferecidos pelos restaurantes trazem a batata como ingrediente sempre presente nas preparações. No entanto, uma das delícias típicas holandesas para ser provada na ocasião não leva o tubérculo, mas merece destaque: o pannekoek, um tipo de panqueca cujo recheio  é incorporado à massa. Uma delícia!

De acordo com o chef Antônio Carlos Aparecido, do restaurante e confeitaria Martin Holandesa, esse é um verdadeiro prato holandês. “O pannekoek, em especial o recheado com presunto, alho poró e queijos gouda e prato, é bem típico da Holanda. Muitos outros consumidos pela comunidade foram emprestados da culinária alemã”, comenta o chef, um exemplo são os embutidos, como os salsichões.

No quesito confeitaria, a situação é diferente. Doces elaborados e deliciosos típicos da terra dos tamancos podem ser degustados na Expoflora, entre eles Speculaas (canela com especiarias), Stroopwafels de caramelo, Vlaais recheadas de maçã, amora, damasco e framboesa, rondos de damasco e a verdadeira torta holandesa – feita com massa podre, maçã, passas e nozes, que em nada se parece com as que costumam servir por aí.

Além das delícias holandesas, o visitante ainda encontra muitas outras especialidades da culinária européia, como chocolates suíços, bolachinhas alemãs, embutidos de receita polonesa e claro, a saborosa comida brasileira.

Só por esse motivo já valeria a pena visitar a exposição, que ainda é melhor pra quem é apaixonado por flores e plantas, cultura, artesanato, decoração, paisagismo.

Stroopwafels de caramelo, rondos de damasco, Vlaais de amora e a verdadeira torta holandesa

Stroopwafels de caramelo, rondos de damasco, Vlaais de amora e outras frutas e a verdadeira torta holandesa, entre outros doces típicos, podem ser degustados na Expoflora

 

 

Serviço
34ª Expoflora
Data: 29 de agosto a 28 de setembro, de sexta-feira a domingo.
Horário: das 9h às 19h
Local: Holambra, SP 340, Rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140
Ingressos: R$ 34,00 na bilheteria

Tags:, , , , , , , ,

Categorias: Pelas redondezas

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

2 Comentários em “Muito sabor na Expoflora, em Holambra”

  1. Simone
    15 de abril de 2016 às 12:49 am #

    Amo os Rondos, meu sonho era aprender a fazer para consumo próprio porque holambra é longe, mas sei que é apenas um sonho, pois ninguém me ensinaria, amo muito esse doce.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Chope Amstel lançado na Expoflora na região de Campinas | Entre Sabores - 2 de setembro de 2014

    […] >>> Saiba mais sobre a gastronomia da Expoflora […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: