Cinema, Gastronomia e Cultura juntos no Slow Film, em Goiás

cine_pireneusPor Érika Soares – com informações Objeto Sim

Quem curte viagens, cinema e gastronomia tem um programa perfeito para fazer em setembro. É o Slow Film – Festival Internacional de Cinema, Alimentação e Cultura Local, que será realizado pela quinta vez em Pirenópolis, Goiás, de 11 a 14 do próximo mês, no Cine Pireneus, com entrada gratuita.

Este ano, o evento busca reforçar ainda mais seu compromisso com a temática da sustentabilidade, da qualidade artística e do ineditismo. Para isso, foi planejada uma programação incrível com 20 curtas e longas-metragem – ficções, documentários e animações – alguns premiados e boa parte inéditos no Brasil, a serem reproduzidos durante os quatro dias de festival.

Também estão previstas degustações e atividades paralelas, como workshop de cerveja artesanal e visitas à casas de quitandeiras locais para degustar as delícias por elas produzidas e conhecer um pouco do seu ofício e da história dos quitutes tradicionais da região.

Entre os filmes, promete ser destaque o espanhol ‘El Somni – El Celler de Can Roca’, recentemente exibido em Berlim com grande repercussão. O filme, com direção de Franc Aleu, apresenta uma experiência levada a cabo pelos chefs e irmãos Joan, Josep e Jordi Roca, proprietários do restaurante El Celler de Can Roca, de Girona, Espanha, considerado por algumas publicações internacionais como o melhor do mundo.

Segundo a organização do Slow Film, o evento é inspirado no Slow Food on Film, que é realizado em Bolonha, na Itália, e intimamente ligado ao movimento Slow Food internacional. O festival brasileiro conta com a parceria dos convívios do Slow Food Brasil que atuam na região do cerrado.

Degustações e palestras

Na programação estão agendadas duas noites de degustação, inspiradas em temas dos filmes exibidos. A primeira delas ocorrerá após o filme ‘Ouro Negro, acorde e sinta o aroma do café’. Na oportunidade serão degustadas variedades de café, acompanhadas de palestra da premiada e reconhecida barista paulista Isabela Raposeiras, que vai ensinar o espectador a distinguir os diferentes sabores.

Na mesma noite, o italiano Antonello Monardo, que reside no Brasil desde 1996, lançará a segunda edição do livro Antonello – Louco por Café, no qual o jornalista Leandro Fortes conta a trajetória do barista, além de destacar a cultura do café, as combinações perfeitas e receitas deliciosas feitas à base do café – a segunda edição inclui duas novas receitas. Antonello Monardo vive em Brasília, onde mantém uma torrefação de produto gourmet e uma escola para a formação de baristas.slowfilme2014

Na noite do sábado, 13, mais uma degustação será realizada a partir do filme ‘Esses queijos que assassinamos’ (‘Ces fromages qu’on assassine’, que mostra o conflito entre produtores tradicionais de queijo e as poderosas indústrias), trazendo, como convidado especial, o chef francês Bernard Charret, proprietário do restaurante Les Chandelles Gourmandes, da cidade de Larçay, centro da França. Bernard Charret integra o movimento Slow Food na França e propõe em seu restaurante uma cozinha composta exclusivamente de produtos locais, uma verdadeira “cozinha territorial” – como ele mesmo define.

Para essa degustação serão servidos queijos brasileiros, produzidos segundo receitas tradicionais francesas, como a marca catarinense “Queijo com sotaque”. Na ocasião, serão apresentados e comercializados queijos artesanais de leite cru brasileiros, como os da Serra do Salitre, do Serro e da Serra da Canastra, de Minas Gerais, o Queijo Colonial, de Santa Catarina, e o Queijo Serrano, do Rio Grande do Sul.

A divulgação destes produtos faz parte das ações de salvaguarda do Slow Food Brasil, que adere à campanha do Slow Food internacional em defesa dos queijos de leite cru, uma luta mundial que se contrapõe aos interesses da grande indústria de laticínio. Ana Cláudia Lima e Alves, que integra o Grupo de Trabalho do Slow Food Brasil sobre leite cru, falará um pouco do trabalho e dos queijos que serão apresentados e degustados durante o Slow Filme. O evento contará com ainda com outros representantes do setor.

Serviço

5º Slow Film
Data: de 11 a 14 de setembro
Local: Pirenópolis – Goiás
Entrada Gratuita no Cine Pireneus
Confira programação completa de degustações, workshops e exibição de filmes no http://objetosim.com.br/slow-filme/

Tags:, , , , , , , , ,

Categorias: Viagens e passeios

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: