Em homenagem ao dia do chef de cozinha

dia_do_chef_2014Por Érika Soares

Em 13 de maio é comemorado o dia do chef de cozinha, esse profissional, que hoje tem status de celebridade, percorreu um longo caminho para receber seu justo reconhecimento.

Foi no século XVII, durante a Revolução Francesa, que um fato alterou significativamente os rumos da gastronomia mundial: nascia o restaurante. O termo com a conotação atual foi criado em 1765, em Paris, por Boulanger. Ele servia sopas quentes anunciadas como “restaurants”, ou seja, restauradoras. Esse estabelecimento, diferente dos outros da época na França como os cabarés, as tavernas e os albergues, tornou-se o responsável por colocar a cozinha ao alcance de todos.

Nesse momento histórico iniciou-se a profissionalização dos setores da gastronomia. Surgiram os chefs que evoluíram em técnica e criatividade, após deixarem de servir a nobreza e espalharem-se pelo mundo.

Auguste Escoffier

Auguste Escoffier

Auguste Escoffier, por exemplo, racionalizou o trabalho na cozinha profissional dividindo-a em setores interdependentes. Seu livro Guide Culinaire tornou-se obra indispensável para o treinamento de cozinheiros.

Ao relembrar a história, Entre Sabores presta sua homenagem aos astros e às estrelas que proporcionam a todos os seres humanos o prazer gustativo. Pessoas que são capazes de remeter outras a momentos do passado por meio de um simples prato de comida, que surpreendem os paladares com a alquimia de suas misturas de ingredientes promovendo novos sabores.

Parabéns chefs de cozinha!

Tags:, , , , , ,

Categorias: Cultura gastronômica

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: