Alfarroba, uma opção saudável para a Páscoa

AlfarrobaPor Juliana Mara da Silva – nutricionista

Todos os anos as prateleiras de supermercados ficam recheados de gostosuras de Páscoa e não há quem resista a essas tentações. Apesar do ovo de chocolate ao leite ser o mais consumido pela população, muitas pessoas podem ter intolerância a alguns de seus componentes (lactose e glúten, por exemplo) e, portanto, é hora de procurar alternativas para satisfazer o desejo de comer essa delícia.

O ovo feito a partir de alfarroba, sem dúvida, é uma boa opção. De origem mediterrânea, dela se aproveita quase tudo, da semente à poupa da vagem. Atualmente, é bastante utilizada na culinária e é extremamente saborosa. Entre as vantagens da Alfarroba estão: não possui traços de cafeína (como no cacau), possui aceitabilidade de 87%, a cor e o aroma são similares aos do cacau, além de ter alta capacidade antioxidante.

O Cacau, encontrado em chocolates amargos (quanto mais amargo melhor) é a opção mais vantajosa, pois tem menos açúcar e maior valor proteico. A Alfarroba tem menos gordura até mesmo comparado ao cacau, mas valor proteico menor e mais açucares.

ALFARROBA    CACAU EM PÓ    CHOCOLATE AO LEITE
Açucares          66,02 %                   48,58 %                     56,15 %
Proteínas         14,12 %                    24,84 %                      11,5 %
Gorduras         0,6 %                        14,21 %                      29,10 %
Calorias
em 100 g          352                            406                            540

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (Idec), os tamanhos 15 e 20 dos ovos tem em média um peso de 200 a 350 gramas – dependendo do fabricante.

Em Campinas, os ovos de Páscoa de Alfarroba podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, mas você também pode fazê-lo em casa. Confira a receita assinada pelo chef Philipe Biazzi e Feliz Páscoa!

Ovo de Alfarroba

Ialfarroba-em-pongredientes

½ xícara de carob (alfarroba) em pó
½ xícara de leite de soja em pó
2 xícaras de creme de leite de soja
2 xícara de carob (alfarroba) em gotas
1 xícara de avelã
5 colheres de mel ou agave

Modo de Preparo:

Fazer pelo menos duas camadas do carob e uma da camada trufada.
Use meia xícara de carob para fazer a primeira camada e meia xícara para a segunda camada. Derreta a meia xícara de carob em banho-maria adicionando 1 colher de creme de leite de soja, 1 colher do carob em pó e uma colher de mel ou agave. Mexa bastante até ficar quase líquido. Preencha a forma do ovo de páscoa com a primeira camada e depois faça uma segunda (da mesma forma que foi feita a primeira). Deixe esfriar.

Para preparar o trufado (terceira camada), volte a panela no banho-maria. Coloque meia-xícara de leite de soja em pó, o restante do mel ou agave, o restante do carob em pó e uma xícara de creme de leite em pó. Adicione um pouco mais das gotas de carob e mexa bastante no banho-maria até que fique bem derretido. Depois de bem derretido, coloque o creme trufado na forma já com as duas camadas. Para um trufado crocante, adicione avelã.

Tags:, , , , , ,

Categorias: Comer sem culpa

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: