“Os Banquetes do Imperador” é uma obra de arte

Livro Os Banquetes do ImperadorPor Érika Soares

É um livro, mas parece uma joia. E não importa se você é ou não apreciador do tema abordado em suas páginas.  A obra em questão é “Os Banquetes do Imperador”,  elaborada pelo jornalista e chef de cozinha, André Boccato, e o pesquisador Francisco Lellis, que é licenciado em Letras e também chef de cozinha.

As 447 páginas da publicação são impecáveis em todos os sentidos. Só pela beleza já vale fazer parte da coleção de qualquer apaixonado por livros. Que dirá de seu conteúdo primoroso e rico, que traça a historiografia da gastronomia durante o século XIX, a partir de cardápios colecionados pelo imperador D. Pedro II, obtidos em jantares em viagens de navio, no exterior e, claro, no Brasil.

André Boccato é um dos autores da obra

André Boccato é um dos autores da obra

Em entrevista ao Entre Sabores, André Boccato contou que a ideia de escrever este livro vem de muito tempo, desde que conheceu a coleção de menus na época em que era diretor do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. “Faz mais de 20 anos e desde que enveredei pela gastronomia desejo fazer esse livro , quando encontrei em Paris com Francisco Lellis e lhe fiz o convite sabia que ia sair mas ainda foram necessários mais três anos!”

Segundo Boccato, para fazer o livro foram escolhidos 130 menus – cujos originais eram feitos à mão e quase todos escritos em francês – de um total de quase 900 peças depositadas na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro. “D. Pedro II as colecionou e fez doação em vida desse fantástico acervo. Nós fizemos três seções de fotos para reprodução, mas o trabalho maior foi o de restauração de imagens. Após fizemos as traduções e explicações de cada menu.”

Com um projeto gráfico de encher os olhos, a publicação ainda traz receitas de época – retiradas dentre outros do Livro Cozinheiro Imperial de 1839 – elegantemente diagramadas dentro de pratos do século XIX  – em sua maioria fotografados no Museu Mariano Procópio em Minas, onde estão grande parte da louça da Família imperial.

Receitas de época contidas no livro são apresentadas dentro de louças da família imperial

Receitas de época contidas no livro são apresentadas dentro de louças da família imperial

A qualidade editorial é tamanha que rapidamente o livro, que chegou às livrarias em dezembro do ano passado, foi eleito pelo prêmio Gourmand como o melhor no Brasil na categoria de livro histórico. É também finalista em oito categorias do Gourmand Awards Cookboook, que será realizado em maio deste ano.

Para Boccato a obra tem grandes chances ganhar em várias categorias, mas em especial na de livro histórico. “Temos ótima expectativa, pois de fato esse livro dos Banquetes do Imperador está causando excelente repercussão”, finaliza o jornalista.

Entre Sabores está na torcida!

Capa Os Banquetes do ImperadorServiço:
Os banquetes do Imperador
Menus colecionados por Dom Pedro II – Receitas e Historiografia da Gastronomia no Brasil do século XIX
Autores: André Boccato e Francisco Lellis
447 páginas
Preço: de R$ 150 a R$ 199,00

Tags:, , , , , , ,

Categorias: Utensílios, livros, etc e tal

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: