Cuidados com a alimentação para um carnaval sem transtornos

Suco-de-maça-cenouraPor Andréa Jordão

O país inteiro conta nos dedos o início do Carnaval, cujos dias são de muita folia e extravagâncias para boa parte dos brasileiros. Para ajudar seus internautas a só terem boas recordações este ano, Entre Sabores conversou com a nutricionista Juliana Mara da Silva.

A profissional falou da importância da hidratação e da alimentação adequada neste período para não sentir-se mal e ter muita disposição para curtir as noites de carnaval. Confira:

Entre Sabores: É preciso muita energia para curtir todos os dias de Carnaval, conseguimos isso com alimentação adequada?

Juliana Mara: Com certeza! Os alimentos são como combustíveis para o funcionamento do nosso organismo e a combinação de alguns nutrientes são indispensáveis para dar energia durante esse período de festa.  Os carboidratos são os que oferecem energia de forma mais rápida, mas devem ser escolhidos com certo critério, uma vez que o consumo em excesso pode resultar em ganho de peso. O indicado é substituir as farinhas brancas por integrais, pois além de mais nutritivas garantem saciedade por mais tempo. Lembrando que a alimentação quanto mais colorida mais vitaminas e minerais e esses micronutrientes tem relação direta com o fornecimento de energia.

ES: Qual é a melhor forma dos foliões se alimentarem para ter disposição a noite inteira?

JM: É importante uma alimentação equilibrada durante todo o dia, Não pule nenhuma refeição! Beba bastante água. Nunca saia para festejar em jejum, faça um lanche bem reforçado e use os alimentos ao seu favor. Além disso, atenção ao que vai comer fora de casa: a gente acaba ficando muito refém do que vai ter para comer nos locais das festas, então cuidado com as frituras (óleo velho), evite ficar beliscando, prefira alimentos assados e tome muita água.

ES: O que você aconselha para as mulheres que fazem dieta radical antes do carnaval para poder aparecer em forma na

Nutricionista Juliana Mara

Nutricionista Juliana Mara

avenida ou nos salões?

JM: Sempre falo que o projeto carnaval é o ano todo e não três meses antes. Se você tem uma alimentação saudável durante todo ano não vai precisar colocar a sua saúde em risco no período de carnaval. Primeiramente, a perda de peso rápida normalmente é uma desidratação, ou seja, você não esta perdendo gordura e sim líquido e isso prejudica muito sua concentração e disposição. O que parecia uma solução para os seus problemas pode se transformar em um desastre. Então não faça isso com o seu corpo, sua saúde vale muito mais. Comece já um projeto para o ano que vem e para todos os outros que virão.

ES: E o que você tem a dizer sobre a hidratação do corpo?

JM: É preciso tomar muita água. Perde-se muito líquido nas festas de carnaval e essa perda normalmente é pelo suor. Então no período de 24 horas todo líquido perdido deve ser reposto para manter a saúde e funcionamento normal do organismo. Não apenas a água propriamente dita é importante repor sais minerais também. Para isso nada melhor que a água de coco.

ES: Como a pessoa detecta que está desidratada?

JM: Os sinais mais comuns da desidratação são: dores de cabeça, urina concentrada, mucosas da boca e nariz secas, cansaço e tonturas. Uma dica pra não deixar isso ocorrer é antes de sair de casa conferir o seu peso na balança. Ao voltar, pese-se novamente. O que tiver de diferença deve ser reposto em água (Ex. se estiver com 500 gramas a menos na balança isso significa que deve tomar 500 ml de água).
A ingestão de álcool aumenta muito nessa época do ano, mas o problema é ainda pior porque não há ingestão de água. Evite exageros e não dispense uma garrafinha de água de hora em hora.

A nutricionista indica duas receitas para dar energia para curtir o carnaval.

Suco efervescente de cenoura e maçã

100 ml de suco de cenoura bem gelado

100 ml de suco de maçã sem açúcar

200 ml de água mineral com gás

Rodelas frescas de limão-galego, limão siciliano e laranja. Um raminho de melissa.

Preparo: Misture os sucos de cenoura e de maçã diluindo com a água mineral. Adicione as rodelas dos limões e da laranja, o raminho de melissa e sirva.

Tempo de preparo: 5 minutos.  Rendimento: 1 porção grande.

Sanduiche Nutricional de atum e iogurte

2 fatias pão integral

1 fatia de ricota

1 colher de iogurte natural light

1 colher de farelo de trigo

40 g de atum light

1 tomate seco picado

Preparo: Amasse a ricota e misture ao iogurte, ao farelo de trigo e depois o atum. Passe esta massa formada em uma fatia de pão e por ultimo o tomate seco picado.

Tags:, , , , , ,

Categorias: Prato do dia

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: