Ovo: alimento completo com muitos benefícios para saúde

ovoscozidosPor Érika Soares

Consumir ovos em grande quantidade chegou a ser condenado, principalmente, para aqueles que tinham problema de níveis de colesterol alterados. Hoje, ele deixou de ser vilão e passou a figurar entre os alimentos que devem ser consumidos regularmente pelas pessoas por possuir diversos benefícios para o corpo humano.

Para esclarecer a questão, Entre Sabores entrevistou o nutricionista Julio Caleiro, profissional que considera o ovo um alimento completo. Ele comentou o tabu que se propagou sobre o consumo de ovos no passado, falou sobre suas propriedades e indica a quantidade e forma de ingestão adequada para melhor absorção dos nutrientes.

Entre Sabores: Por que a avaliação do alimento mudou na atualidade?

Julio Caleiro: A elevação do colesterol por conta da ingestão de ovos é comprovadamente um mito! A Universidade de Harvard realizou um estudo onde estudantes de medicina ingeriram 25 ovos por dia durante três meses. Querem saber o resultado? O colesterol baixou… Pena que estas coisas não prosperam na nutrição! Lembro que o colesterol presente no ovo não é o mesmo colesterol presente no sangue, e o que está na artéria coronariana em um indivíduo com aterosclerose, também não é o mesmo que existe no ovo. Ademais entupimento arterial não se deriva somente do colesterol, e sim de mediadores inflamatórios, cálcio, células do sistema imune e colesterol oxidado.

ES: Como você classifica o ovo?

JC: O ovo é um alimento completo porque possui ótimas quantidades de vitaminas. Dele surge uma nova vida e é justamente por isso que tem excelentes propriedades nutricionais. Ao consumir ovos com regularidade, obtemos os efeitos de ação anti-inflamatória (sendo capaz de diminuir a proteína C Reativa); emagrecimento (como efeito indireto, pois o ovo aumenta o hormônio mais abundante do corpo, adiponectina- antigamente chamado de GBP28); aumento do HDL (o colesterol chamado de “bom”); diminui os níveis de insulina (prevenindo diabetes, além de conferir melhor qualidade de vida).  O fato dos ovos conterem ótimas quantidades de colesterol não quer dizer que seja um alimento ruim para nossa saúde, muito pelo contrário.

ES: Quais são os nutrientes encontrados no ovo e o que significam para o corpo humano?

JC: São muitos! Por exemplo, Vitamina B12, Folato, Vitaminas D, K2, A, E; aminoácidos/proteínas, Fosfatidilcolina, Zeaxantina, Luteína, 20 aminoácidos, 14 minerais, 12 vitaminas, carotenóides, Ácidos Graxos insaturados. Esses nutrientes são protetores, construtores, reguladores do organismo humano. Em especial as vitaminas D e K2. Elas atuam indiretamente aumentando a adiponectina, melhoram o metabolismo lipídico, propiciando o emagrecimento saudável. A vitamina k2 ajuda no equilíbrio e homeostase do cálcio, evitando a deposição em artérias, rins, ajudando pacientes com problemas ósseos do tipo osteoporose, osteopenia, osteomalácia, equilibra os níveis de açúcar no sangue, (diabetes), e outras tantas funções.

ES: E qual é a melhor forma de comê-lo para absorção completa de seus benefícios?

Nutricionista Julio Caleiro

Nutricionista Julio Caleiro

JC: Ovos devem sempre ser cozidos em água fervente, ou fritos. Neste último caso, o ideal é fritá-lo em óleo de coco, pois este não gera problemas de saúde como ocorre com óleos parcialmente hidrogenados. As pessoas devem evitar alimentar-se de ovos crus, pois esta condição dificulta a absorção de outros nutrientes como complexo B,  já que quando usado em excesso pode levar a patologias relacionadas às deficiências nutricionais. Além disso, a proteína do ovo ingerida crua tem 50% menos retenção no corpo humano quando relacionada ao consumo no estado cozido ou frito.

ES: Qual é a quantidade de ovos indicada para ingestão diária?

JC: Um indivíduo adulto saudável pode comer ovos à vontade. Não existe uma quantidade diretamente estipulada. No caso de pessoas portadoras de doenças crônicas, renais, devem sempre fazer o balanceamento proteico para mensurar os níveis corretos de proteína diária, e evitar problemas de deposição de cálculo renais. O mesmo ocorre com aqueles que possuem taxa de ácido úrico elevado (uricêmicos) que devem comer ovos com moderação. Neste caso, a recomendação não embasa somente em ovos, mas em todos os alimentos rico em proteínas, por isso pessoas com essas características devem consultar um nutricionista. As crianças e idosos podem se alimentar tranquilamente – desde que sejam nas formas cozido ou frito – e com ausência de patologias já citadas e outras por recomendação médica.

Para saber mais sobre o consumo de ovos na alimentação, o nutricionista indica as seguintes referências:
– Risk Analysis April 2002 22(2):203-18)
– American Heart Association -2008
– Cholesterol is NOT the Cause of Heart Disease, Ron Rosedale- 2005
– Fallon, S. and Mary Enig. “Dangers of Statin Drugs: What You Haven’t Been Told About Popular Cholesterol-Lowering Medicines,” The Weston A. Price Foun
– Psychosomatic Medicine
– Epidemiology 2001
– Annals of Internal Medicine (1998) -The Journal of the American Medical Association

Tags:, , , , ,

Categorias: Comer sem culpa

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

2 Comentários em “Ovo: alimento completo com muitos benefícios para saúde”

  1. 11 de fevereiro de 2014 às 12:51 pm #

    Ótima matéria, adoro ovos, mas procuro não comer sempre. Agora, tá liberado, rs.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Ovo caipira é mais benéfico à saúde | Entre Sabores - 23 de fevereiro de 2017

    […] seu consumo é recomendado por profissionais da Nutrição por ser considerado um alimento completo (leia mais sobre esse assunto). Agora, as questões que surgem em relação aos ovos são outras. Qual é o melhor, ovos de granja […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: