Virado a paulista para comemorar os 460 anos de São Paulo

Virado a PaulistaÉrika Soares e Andréa Jordão

Neste sábado, dia 25 de janeiro, São Paulo comemora 460 anos e Entre Sabores presta a sua homenagem à essa importante cidade, que é considerada a Capital Mundial da Gastronomia.

Esse título foi recebido, em 1997, durante a 10ª edição do CIHAT – Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo, porque São Paulo possui o maior número de cozinhas internacionais representadas.

Quer comer comida búlgara ou prefere experimentar pratos egípcios? Ou sua predileção seria pela culinária romena? Em São Paulo, você pode degustar iguarias dessas e de muitas outras nacionalidades, etnias e regionalidades. No total são 52 países representados em cerca de 12,5 mil restaurantes espalhados pela cidade.

E outros números da gastronomia paulistana também impressionam. Dados levantados pela prefeitura municipal, em 2011, apontam que São Paulo contabilizava, na época, 15 mil bares, 600 restaurantes japoneses, 3,2 mil padarias, 6 mil pizzarias e 500 churrascarias. Na cidade são produzidos diariamente 10,4 milhões de pãezinhos, um milhão de pizzas e 400 mil sushis.

Sem contar as feiras livres (são 871), as feiras gastronômicas, que acontecem em diversas ruas da cidade e que servem boa comida a céu aberto, bem como as edições do Chefs na Rua e festivais gastronômicos, que ocorrem comumente por lá.

Embora seja a capital mundial da gastronomia, e de oferecer inúmeras opções de restaurantes, que podem agradar aos mais variados gostos, um prato é a marca da cidade que recebe e aconchega de braços abertos pessoas de todos os cantos, e é com ele que Entre Sabores encerra sua homenagem à São Paulo pelos seus 460 anos: o Virado à Paulista.

Comemore preparando em casa, essa comida que têm um quê de Bandeirante, os responsáveis por influenciar a comida de boa parte dos brasileiros. Confira a receita:

Virado à Paulista

Ingredientes
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de cebola picada
1 dente de alho amassado
¾ de xícara  (chá) de feijão cozido com caldo
1/3 xícara (chá) de farinha de mandioca
100 gr de lingüiça calabresa fatiada
250 gr de bisteca suína
Sal a gosto
7 folhas de couve-manteiga cortadas em tiras
1 banana da terra fatiada

Moda de preparo:

Faça o tutu de feijão:
Em uma panela, aqueça uma colher (sopa) de azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente o feijão cozido com caldo. Vá colocando aos poucos, a farinha de mandioca.Mantenha em fogo baixo, mexendo sempre em torno de 5 minutos, ou, até que a farinha esteja cozida. Reserve.
Em uma frigideira aqueça  01 colher 9sopa) azeite e grelhe  a calabresa fatiada. Reserve. Tempere as bistecas suínas com sal. Na mesma frigideira, áqüea a ultima colher (sopa) de azeite e frite as bistecas. Reserve.Ainda na mesma frigideira, refogue  couve, tempere com sal e reserve. Por último, grelhe a banana. Sirva tudo com arroz branco.

Tags:, , , ,

Categorias: Pelas redondezas

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: