Para celebrar o dia da gastronomia!

mesa postaPor Érika Soares

Neste sábado, 9 de novembro, é celebrado o dia da gastronomia. Ela está presente no cotidiano das pessoas desde sempre, mas, de algumas décadas pra cá, tornou-se mais efervescente e atrativa para os brasileiros.

O termo que deriva do grego gaster (ventre) e nomo (lei), foi criado por um viajante, poeta e apreciador da boa mesa no século IV a.C, chamado Arquestratus.  Muitos séculos depois, o francês Jean Anthelm Brillat Savarin, um dos primeiros escritores sobre o tema reconhecidos mundialmente, autor do livro A Fisiologia do Gosto, retomou o uso do termo gastronomia e deu sua definição: é o conhecimento fundamentado de tudo o que se refere ao homem à medida que se alimenta. “Assim, é ela, a bem dizer, que move os lavradores, os vinhateiros, os pescadores, os caçadores e a numerosa família de cozinheiros, seja qual for o título ou a qualificação sob a qual disfarçam sua tarefa de preparar alimentos. A gastronomia governa a vida inteira do homem.”

De ingredientes a utensílios, de métodos de cocção a tipos de cortes (de legumes, carnes, etc), tudo o que pode ser degustado – bebidas, comidas e até charutos – são objetos de estudo da gastronomia, que está sempre se aproveitando das novas tecnologias para proporcionar mais sabor e prazer às pessoas.

Mas a gastronomia é mais do que uma bela mesa bem posta, com pratos deliciosos e bebidas que harmonizam perfeitamente. São muitas outras questões encontradas dentro desse universo: economia, história, cultura, socialização e arte. Porque um prato envolve todos esses quesitos.

Por tudo isso, Entre Sabores está sempre trazendo matérias que abordam esse lado tão importante da gastronomia. Relembre nos links abaixo alguns dos textos já publicados no site neste sentido:
>>  A gastronomia e sua história>> A comensalidade, um quesito fundamental


>> Os hábitos alimentares e suas revelações
>> A industrialização e as mudanças no comportamento alimentar

Tags:, , , ,

Categorias: Cultura gastronômica

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

um comentário em “Para celebrar o dia da gastronomia!”

  1. 9 de novembro de 2013 às 3:16 pm #

    E viva a Gastronomia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: