Sabores com sotaque espanhol no Olivetto Restaurante e Enoteca

secreto de ibérico em redução de porto, cacau e pimenta negra e arroz negroTexto e fotos Érika Soares

Um jantar preparado a partir dos vinhos a serem servidos. Essa é a tônica do “Wine Dinner”, evento realizado mensalmente pelo Olivetto Restaurante e Enoteca. A cada edição os novos vinhos apresentados aos clientes passam a integrar a carta do espaço, que já possui mais de 800 rótulos e foi considerada a segunda melhor do país pelo Guia Quatro Rodas em 2012.

Na última quarta-feira, dia 30, um grupo de apreciadores e conhecedores de vinhos participaram de mais um “Wine Dinner” para degustar as delícias de beber – escolhidas criteriosamente pela sommelier Ana Menezes – e de comer – preparadas pelo chef Fábio Amaral. Harmonização perfeita com pratos deliciosos.

Sempre temático, o evento dessa vez reuniu vinhos de língua hispânica todos produzidos pela tradicional vinícola espanhola Torres. Com a ideia de apresentar melhor os rosados, a sommelière inseriu dois deles no menu: o espumante Santa Digna Estelado Rose, para recepcionar os convidados, e o Torre de Casta Rosado para acompanhar a entrada – um delicioso trio de ceviches (atum, salmão e congrio).Torre de Casta Rosado possui uma coloração encantadora

“O vinho rosado sofre de uma certa segregação. Então a ideia é mostrar que além de ser saboroso e elegante, o rose é versátil e conversa muito bem com pratos que tenham variedade de ingredientes em seu preparo”, explica Ana Menezes.

Além das delícias, histórias e curiosidades sobre os vinhos foram comentadas pelo embaixador da marca Torres no Brasil, Marc Perelló, durante o jantar. Um momento de transmissão de conhecimento a respeito dos seis rótulos apresentados e de boas risadas.

Em uma crescente de sabores, os vinhos foram ganhando mais corpo à medida que os pratos foram apresentando carnes mais gordurosas. O Ibéricos Tempranillo 2009 acompanhou o confit de pato em redução de cerejas cozidas e ravióli de cogumelos trifolleti. O Gran Coronas Cabernet Sauvignon 2008 – que possui 15% da casta tempranillo em sua composição – foi servido com Borrego Estofado, uma carne de cordeiro que possui de 7 a 15 meses que é macia e saborosa.

O último prato – secreto de ibérico em redução de porto, cacau e pimenta negra escoltado por arroz negro (foto) – foi harmonizado com o encorpado Mas La Plana Cabernet Sauvignon 2009.

Para finalizar, o Moscatel Oro Florália acompanhou o duo: churro com chocolate e caramelo, mousse de chocolate branco ao açafrão com Strudel de lavanda, bagas e flores.

Tags:, , , , , , , , ,

Categorias: Entre Sabores experimentou

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

um comentário em “Sabores com sotaque espanhol no Olivetto Restaurante e Enoteca”

  1. 5 de novembro de 2013 às 8:11 pm #

    Nada como entender do riscado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: