Sabores e personagens pra festejar o folclore brasileiro

lambari frito Por Érika Soares

Em um país recheado de histórias e personagens folclóricos interessantes como o Brasil não faz sentido incentivar datas comemorativas de outros países. Seguindo este pensamento, Entre Sabores sugere uma festa bem diferente para agradar adultos e crianças neste final de mês. Nada de pratos com abóboras e guloseimas de puro açúcar, com pessoas vestidas de monstros, caveiras e bruxas. A ideia é que a festa tenha a participação de sacis, cucas e curupiras. Sim! Porque 31 de outubro é dia do saci.

O menu desta comemoração bem brasileira, carregada de significados, pode agradar aos mais variados gostos. Isso porque, segundo os “saciólogos” do Sosaci (Sociedade dos Observadores de Saci), o mais conhecido personagem folclórico do país têm predileções gastronômicas diversificadas, que combinam com café da tarde, almoço e jantar.

Paçoca de carne seca é um bom prato pra comemorar o dia do saci

Paçoca de carne seca é um bom prato pra comemorar o dia do saci

Até para “happy hour” tem sugestão: “lambari frito, bem torrado, de modo a se comer com espinha e tudo. Os bons, mesmo, são aqueles pequeneninhos, que não carecem nem de limpar. Frita-se do jeito que sai do rio. Aqui, uns pingos de limão caem muito bem. E a cachaça da boa, é claro”, informa o Sosaci, que ainda orienta: “Além disso, um dos principais pratos apreciados pela sacizada: a paçoca de carne. É feita no pilão, com carne seca, farinha de milho, sal e temperos. Pode ser comida com feijão e arroz, além de outras misturas”.

Para a criançada, a comemoração pode ser também de muitas delícias, como espiga de milho assada ou cozida, quitandas mineiras, como broas, biscoitos, roscas. Para beber suco de cambuci, de goiaba ou melancia. E os doces: “rapadura, pé-de-moleque (não esses feitos com Karo e amendoim inteiro – é de rapadura derretida, misturada com amendoim moído), doce de casca de laranja, doce de cidra (de preferência com rapadura, em vez de açúcar, fica amarronzado), banana assada com canela, banana cozida com mel e canela, bananada, goiabada cascão com queijo ou frutas”.

Seguindo essa sugestão, além de ter uma comemoração brasileira autêntica ainda têm muito sabor e saúde nos pratos!

Tags:, , , , , , ,

Categorias: Cultura gastronômica

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

4 Comentários em “Sabores e personagens pra festejar o folclore brasileiro”

  1. 24 de outubro de 2013 às 12:43 pm #

    Considero o prato mais saci a polenta em panela de ferro e de preferência no fogão de lenha, daquelas que pega no fundo, com uns bons pedaços de queijo mineiro meia cura e uma pitada de manteiga para aveludar. Quando esfriar, tira o crocante do fundo com a ponta da faca.
    Era ali que o saci fazia as suas molecagens junto à vó no fogão com vestido de bolinha e coque no cabelo.

  2. 25 de outubro de 2013 às 3:47 pm #

    Adorei o comentário de Paulo Salvador.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Por um dia 31 de outubro folclórico | Oficina da Escrita - 31 de outubro de 2013

    […] Uma celebração à cultura brasileira acompanhada por comidas e delícias típicas , carregadas de significados, do nosso povo miscigenado,  Leia as sugestões para o cardápio de uma festa como essa. […]

  2. Paçoca de carne seca é comida de Saci | Entre Sabores - 31 de outubro de 2013

    […] > Leia mais sobre as comidas ideiais para comemorar o dia do saci […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: