É tempo de jabuticaba!

medalhaomariapretaPor Érika Soares
Fotos: Divulgação

Uma das frutas típicas brasileira capazes de remeter à infância é a jabuticaba. O espocar na boca e o doce sabor da polpa proporcionam grande prazer a quem a degusta. No mês de outubro é possível encontrá-las com facilidade e deliciar-se a valer de diversas formas: em geleias, licores, sucos, sorvetes e molhos caprichados que acompanham carnes.

Repleta de bons nutrientes – fibras, vitamina C 12, niacina, ferro, fósforo – a jabuticaba ainda possui uma substância chamada antocianina (de ação antioxidante) que faz bem ao coração. Essa substância também ajuda a estabilizar o açúcar no sangue para os diabéticos. Importante destacar que a antocianina é encontrada na casca da fruta e é ela a responsável por sua tonalidade escura. Na polpa são encontrados os sais minerais e vitaminas, como a niacina que colabora com a digestão e ajuda na eliminação de toxinas.

Em Campinas, alguns restaurantes utilizam este rico e delicioso ingrediente em seus pratos. O Restaurante da Capela, que fica no distrito do Joaquim Egídio, é um deles que prepara entre outros o exclusivo  Medalhão Maria Preta ao molho de licor de jabuticaba.

Confira a receita disponibilizada pelo restaurante:

 

Ingredientes

1 colher de sopa de manteiga
Azeite
400g de filé mignon cortados em medalhões
sal
pimenta do reino
Licor Maria Preta
Farinha de trigo
Água

Modo de Preparo

Em uma frigideira coloque a manteiga com um fio de azeite e aqueça. Coloque quatro medalhões de filé mignon de 100 gramas cada. Mexa os medalhões para que não grudem na frigideira. Após 5 minutos vire os medalhões e adicione sal e pimenta. Mais 5 minutos e vire-os novamente. Retire os medalhões e reserve. Deixe o demi glacê aquecer um pouco na frigideira e adicione um pouco de água para que se solte. Adicione duas doses de licor de jabuticaba Maria Preta e mexa. Após 2 minutos acrescente um pouco de farinha de trigo diluída em água e engrosse o molho. Coloque o molho sobre os medalhões e sirva com arroz e batata sautè.

Tags:, , , , , ,

Categorias: Comer sem culpa

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: