Conheça a mineira Tiradentes no melhor momento do ano

tiradentes 5Por Érika Soares

Agosto é o mês mais agitado na pequena e histórica cidade mineira de Tiradentes. O caminhar pelas ruas de pedras, a observação dos harmoniosos casarios coloniais, das igrejas setecentistas, das obras barrocas de Aleijadinho e os passeios de Maria Fumaça vêm acompanhados da deliciosa oportunidade de aproveitar o tradicional Festival de Cultura e Gastronomia da cidade, que está marcado para ocorrer de 23 de agosto a 1º de setembro.

Os instigantes aromas soltos no ar do município –  um dos destinos mais estrelados do ‘Guia 4 Rodas’ com sete inserções – estarão ainda mais convidativos durante o período de realização da 16a edição do evento que promete uma programação intensa para os visitantes com festins, cursos e degustações e a participação de 14 chefs (nove brasileiros e cinco de outros países). No ano passado o Festival atraiu 35 mil pessoas em dois finais de semana.

A sinergia de diferentes culturas é o diferencial dos festins. Um exemplo é a união de receitas e ingredientes do Paraná e da Bahia em um único menu preparado pelas mãos dos renomados chefs Celso Freire (Zea Mais, Paraná) e Tereza Paim (Casa de Tereza, Salvador).  Também poderão ser conferidos o trabalho conjunto do chef brasiliense William Chen Yen e da gaúcha Carla Tellini, bem como dos chefs Ariani Malouf (Mahalo, Cuiabá) e Benny Novak (Ici Bistro, São Paulo). Na oportunidade, também será festejada a nova gastronomia mineira, com a participação dos chefs Felipe Rameh, Leonardo Paixão e Henrique Gilberto.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na programação internacional, o evento dará enfoque à gastronomia latino-americana contemporânea. Foram convidados os chefs Fernando Rivarola (Argentina/Buenos Aires); Juan Manuel (Colômbia/Bogotá); Maurício Acuña (Equador/Quito); e Bruno Oteiza e Gerard Bellver (México/Cidade do México).

Os festins serão realizados sempre nas noites de sexta e sábado, nas pousadas Villa Paolucci e Brisa da Serra. Nos dias 23 e 24 de agosto, os jantares são dedicados ao Brasil, promovendo o encontro da gastronomia de dois estados e um banquete especial com a nova geração de chefs mineiros. Já os dias 31 de agosto e 1o de setembro, são dedicados à gastronomia latino-americana.

A programação completa do evento está disponível no site www.culturaegastronomia.com.br

Tags:, , , , , , ,

Categorias: Viagens e passeios

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

um comentário em “Conheça a mineira Tiradentes no melhor momento do ano”

  1. 30 de julho de 2013 às 11:38 am #

    A cidade é linda,vale a pena conhecer e se deliciar com tudo que nela há.Excelente dica!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: