Quarta-feira e frio intenso é sinônimo de feijoada

feijoadaTexto e fotos Érika Soares

Em dias de frio, nada melhor do que degustar um prato fumegante, daqueles que não apenas saciam a fome – que é consideravelmente maior quando as temperaturas estão mais baixas – , mas também enchem os olhos e apetecem os paladares mais exigentes.  E a feijoada, definitivamente, é um dos pratos que melhor se encaixam nestas características. Aliado a isso está o dia da semana. Quarta-feira é tradicionalmente dia de comer essa delícia em boa parte dos restaurantes, não apenas de Campinas, mas em todo o Brasil.

Seja feita de forma tradicional, quando leva as partes ditas menos nobres do porco, ou as chamadas “light”, a feijoada aquece o corpo e a alma de seus degustadores. Mas enganam-se os que realmente creem naquela história de que a feijoada foi criada nas senzalas pelos escravos com os “restos do porco”. Alguns historiadores acreditam que este prato é típico português, da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, em que se usam os pés, orelhas e rabo do suíno, mas cozidos em feijão branco.

O folclorista Luís Câmara Cascudo, defende em seu livro A História da Alimentação no Brasil que o nosso prato nacional é uma adaptação dos cozidos europeus. Uma mistura de puchero espanhol, caldeirada portuguesa e cassoulet francês.

O professor doutor em História da USP, Henrique S. Carneiro, em seu artigo Comida e Sociedade: Significados Sociais na História da Alimentação, complementa: “ Na verdade, tanto os produtos (porco, leguminosas, alho e cebola) como a técnica são de origem européia, mais especificamente ibérica e, se quisermos buscar uma origem mais longínqua, judia sefardita. Pasmem! A feijoada tem origem judaica… Mas e o porco? É claro que o porco vem depois.”

Seja qual for a origem, o que interessa é que uma boa feijoada completa – com arroz branco, couve refogada, farofinha, vinagrete e laranja, é bom demais.

Tags:, , , , , , ,

Categorias: Cultura gastronômica

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: