Pizza, sempre pizza!

pizzaÉrika Soares

Dez de julho é o dia Internacional da Pizza. E como o Brasil está entre os maiores consumidores dessa delícia – ao lado dos Estados Unidos –  um bom programa para hoje é comemorar a data degustando os pedaços de uma bela e suculenta, com muito queijo.

Cada pessoa tem sua preferência no que diz respeito à massa e, em relação ao recheio nem se fala. As possibilidades e combinações neste quesito são infinitas. Mas você já parou para pensar em como essa gostosura surgiu?

Tudo começou quando os egípcios descobriram a fermentação e inventaram câmaras para cozimento de pães, o que foi confirmado por arqueologistas enquanto escavavam ruínas no Egito. E ao que tudo indica, a descoberta do fermento provavelmente ocorreu sem querer a partir de mingau de grãos não consumido imediatamente. Com isso, nasceu o pão, que derivou uma enormidade de gostosuras, entre elas a pizza.

Segundo o Portal São Francisco, durante a Idade Média, os italianos de Nápoles apostavam nos valores nutritivos de uma massa fina, assada chamada lagano. Posteriormente essa iguaria originou a picea, que fez surgir o nome hoje popular, pizza.

E foi no século XVII, que a cidade de Nápoles começa a produzir sua pizza, pelas mãos de padeiros que enriqueciam o prato usando azeite, alho, muzzarela, anchova e os pequenos peixes cicinielli.

Tags:, , , , ,

Categorias: Doces, pães e afins

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: