Salada de trigo para manter o equilíbrio no inverno

Salada de TrigoTexto e fotos Érika Soares

O inverno é marcado por comidas quentes e gordurosas, como cremes, caldos e feijoadas. Mas não precisa ser sempre assim. As saladas podem e devem ser consumidas durante esse período de frio, indicam os especialistas em nutrição.

Entre Sabores traz a sugestão de uma salada caprichada feita à base de grãos de trigo, que faz bem para o corpo e para o paladar. Aliás, é nos tempos mais frios – entre julho e agosto – que o trigo está pronto para a colheita. A melhor forma de consumir o trigo é, sem dúvida, em grãos onde todas as propriedades do alimento ficam preservadas. Cada um deles possui dentro de si o gérmen, excelente para a saúde por sua grande quantidade de nutrientes, como o zinco – importante para a manutenção da imunidade do organismo.

Vitaminas E, do complexo B e outros minerais como o selênio, cobre, ferro, magnésio e fósforo também estão presentes nos cereais, bem como os carboidratos complexos e fibras de baixo teor de gorduras.

Mas uma informação é importante e deve ser levada em consideração. O trigo, mesmo em sua forma mais saudável, é contra-indicado para pessoas que possuem intolerância a glúten.

Veja como preparar a salada de trigo:

Os grãos de trigo devem ser deixados de molho em água potável de 8 a 12 horas, para depois serem cozidos em pressão de 10 a 20 minutos. Cuide para que o grão não abra demais para evitar perda de nutrientes.

Depois de frio, acrescente os ingredientes que achar conveniente. A sugestão de Entre Sabores é usar cebolas roxas e pimentão vermelho salteado na manteiga, talo de funcho, passas e salsa. Tempere com azeite, mix de pimenta e sal a gosto. Bom apetite!

Tags:, , , , , , , , , , ,

Categorias: Comer sem culpa

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

um comentário em “Salada de trigo para manter o equilíbrio no inverno”

  1. 9 de julho de 2013 às 9:51 pm #

    Hum,que delícia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: