Tomate: uma delícia que previne doenças

tomates cerejaTexto e fotos Érika Soares

Até alguns dias atrás, o alto preço do tomate foi motivo de piadas e muitos brasileiros deixaram de consumi-lo. Aproveitando o fato de que o valor do quilo já está acessível aos bolsos, Entre Sabores ressalta a importância de consumir essa fruta tão versátil, que cai bem em diversos tipos de prato, de inúmeras formas, inclusive, como sucos e geleias.

Por suas propriedades, o molho de tomate faz parte, por exemplo, do compêndio de 21 conselhos saudáveis das Universidades de medicina de Harvard e Cambridge para melhorar a qualidade de vida e saúde. Isso porque, a substância antioxidante licopeno está presente em grande quantidade na fruta, que é melhor absorvida pelo corpo humano em forma de molho .

O Licopeno combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer, entre eles o de próstata. Além disso, oTomate recheado do chef Adriano Ramos tomate possui vitaminas A (boa para pele e visão), C (protege o coração) e complexo B (produz energia e protege a saúde mental), e importantes sais minerais como ferro, fósforo (melhora resistência e fornece energia), magnésio (fortalece ossos e dentes) e potássio (ajuda na transmissão dos impulsos nervosos e e no transporte de nutrientes e água para dentro das células).

Embora faça bem à saúde, de acordo com profissionais da saúde, a ingestão do tomate deve ser moderada para os que possuem problemas estomacais como gastrites e úlceras por conta de sua acidez. Além disso, as pessoas que tem insufiência renal crônica devem comer tomate com cautela.

Tags:, , , , , ,

Categorias: Comer sem culpa

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

um comentário em “Tomate: uma delícia que previne doenças”

  1. 28 de junho de 2013 às 6:16 pm #

    Adoro tomate,excelente dica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: